content

Tania Cosentino reflete sobre os desafios da liderança no mundo corporativo

A professora convidada da sexta aula ao vivo foi Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Sob sua gestão, a empresa criou o programa Women Entrepreneurship (WE), que tem como objetivo estimular o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica.

 

A partir da temática “O papel e desafios da liderança no cenário de constante inovação”, Tania Cosentino comandou a edição deste mês da Aula Ao Vivo Fia Online. A profissional, que tem experiência há mais de 35 anos como executiva na liderança de empresas multinacionais, trouxe para debate questões como diversidade, ESG e tecnologia. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 08 de junho.

 

“Para as mulheres que estão aqui nos acompanhando, convido vocês a provocarem as mudanças em suas carreiras. Não tenham vergonha de pedir uma promoção”. Assim, a executiva deu início à sua aula, explicando como começou a sua carreira no meio empresarial. Hoje, as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança, chegando a ocupar apenas 39% das funções de chefia, segundo informações da Catho.

 

A executiva começou a trabalhar desde cedo, aos 16 anos iniciou os estudos em eletrotécnica e, após se encantar pela área, buscou o curso de engenharia. “Estudava a noite e trabalhava de dia, foi pesado na época. Mas, por um lado, foi muito importante, pois me trouxe muito conhecimento e me permitiu me formar em engenharia já com alguns anos de bagagem. O ensino técnico me abriu muitas portas”.

 

A profissional ficou quase 20 anos na Schneider Electric, onde se tornou a primeira mulher a ocupar a presidência da empresa no país. A partir da sua experiência, afirmou que ter uma rede de apoio profissional, é primordial para a carreira, pois essas especialistas podem provocar novas competências para o seu perfil, além de criar networking.

 

Ainda na Schneider, Tania passou a se dedicar à sustentabilidade, o que a levou a ser reconhecida por seus projetos, sendo premiada com o SDG Pioneers, entregue pelo Pacto Global da ONU em 2017.

 

E, após alguns anos, através da rede social profissional LinkedIn que Tania recebeu a oferta de emprego na Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. “Dica número 1: se vocês tirarem uma certificação, publique no LinkedIn. Deixe seu perfil turbinado”, aconselhou a executiva. Para ela, esse momento da sua carreira foi essencial para buscar novos desafios e, principalmente, se reinventar para comandar sua nova posição.

 

Tecnologia

A pandemia acelerou a digitalização de empresas, ampliando as diversas possibilidades de uso da tecnologia para o nosso benefício, conforme Tania. “A tecnologia é uma ferramenta para entregar coisas e transformar a nossa vida em algo melhor, como por exemplo, trazer acesso à saúde e trazer insights sobre o aquecimento global”.

 

Além disso, a executiva alertou sobre a falta de cuidado das empresas ao investirem pouco em cibersegurança. Comprovando seu argumento, trouxe dados relevantes mostrando que somente 16% das companhias aumentaram o investimento para evitar esse tipo de ataque. A profissional ainda destacou que esse é um assunto que deve estar no radar de qualquer líder.

 

Disse também que a tecnologia irá transformar empregos, que é preciso se aprofundar no tema para continuar em destaque no mercado. Somente no Brasil, mais de 45 milhões de profissionais terão que aprender novas habilidades até 2030.

 

Liderança 

Para exemplificar este tópico, Tania usou como exemplo o trabalho híbrido, em que citou dados da pesquisa Work Trend Index 2022 realizado pela Microsoft, que evidencia como os profissionais passaram a priorizar o seu bem-estar. Um grande desafio para as lideranças é fazer com que o escritório valha a pena, ou seja, é importante tornar o ambiente profissional agradável e acolhedor.

 

Em relação aos conselhos do futuro foi objetiva: é preciso criar um ambiente de confiança e flexibilidade, além de promover um comportamento mais inclusivo e empático. “Um líder tem que ouvir as pessoas, tem que se conectar com elas. Para desenvolver as pessoas, é preciso aprender a fazer perguntas”, concluiu.

 

Especialistas mais próximos de você

Em 2022 diversos especialistas irão compartilhar suas experiências e visão de mercado em lives de grande impacto para agregar ainda mais em sua carreira.

 

 

As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. Ao todo, são 12 lives, sendo um encontro por mês com objetivo de unir alunos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

 

Quer participar mas ainda não integra a nossa comunidade de alunos? Conheça as opções de cursos em nível de especialização, matricule-se e faça parte de uma das melhores e mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Subscreva aqui!