content

Experiência do colaborador: como melhorar essa jornada?

Como profissional de Recursos Humanos, você tem pensado em como os colaboradores estão se sentindo no ambiente de trabalho? A forma como você lida com isso pode fazer toda diferença.

 

Mudanças comportamentais impactam em todas as esferas da sociedade, inclusive no que diz respeito ao cenário do mercado de trabalho. Ascensão profissional, participação de tecnologias em processos empresariais e alinhamento de propósitos fazem parte desse novo contexto.

 

Por isso é comum que lideranças em Recursos Humanos se questionem sobre como organizar um ambiente profissional que atenda às necessidades de colaboradores, principalmente das gerações Millennials e Z.

 

Pioneira no estudo da Comunicação Interna e do Endomarketing, Analisa Brum é autora de diversos livros sobre essa temática. Entre eles, A Experiência do Colaborador, que reúne pontos de atenção e, de certa forma, melhoria à relação entre empresa e trabalhadores. A respeito de seu livro, destacamos dois pontos que valem a reflexão:

 

Dinheiro não é tudo

Os profissionais querem ter qualidade de vida, e acreditam que ela deva ser prioridade, assim como seu senso de responsabilidade social. Trabalho deve proporcionar mais bem-estar e os aproximar de suas crenças.

 

Paixão: combustível profissional

Mais do que antes, as pessoas querem fazer a diferença no mundo, e um espaço para tornar isso possível é no trabalho. Por essa razão, a paixão é o sentimento que alimenta desde a atração, recrutamento e seleção, até a contratação, retenção e desligamento.

 

9 boas práticas para qualificar a experiência do colaborador

Então, como melhorar a relação entre colaboradores e empresa? Veja 9 medidas para profissionais de Recursos Humanos, lideranças e gestores colocarem em prática e tornarem os embientes de trabalho mais saudáveis e atentos à experiência do colaborador.

 

  1. 1. Entenda e aplique o conceito de employee experience
  2. 2. Invista e disponibilize uma boa infraestrutura física de trabalho
  3. 3. Ouça o que seus colaboradores têm a dizer
  4. 4. Estabeleça uma comunicação clara e transparente
  5. 5. Reconheça os avanços e as conquistas coletivas e individuais
  6. 6. Ofereça flexibilidade, principalmente agora em tempos de insegurança pós-pandemia
  7. 7. Tenha perspectiva de crescimento para seus colaboradores, como promoções, aumentos salariais e treinamentos
  8. 8. Dê espaço à diversidade no recrutamento e construção de times
  9. 9. Faça da tecnologia uma aliada à otimização de tarefas

 

Quando você demonstra cuidado com a experiência de seus colaboradores, automaticamente terá mais comprometimento, responsabilidade, engajamento e motivação no trabalho. Um exemplo disso é a Ri Happy. Saiba mais sobre o case em que ser mãe se tornou um dos critérios de contratação.

Torne-se a solução que os negócios precisam

Invista na sua formação na FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, onde você estabelece parcerias e conexões transformadoras. Destaque-se e faça a diferença no mercado com nossos cursos de pós-graduação e MBA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!