Por que empresas e gestores devem estar atentos ao sentimento de tédio dos seus funcionários?
Profissionais entediados têm um desempenho profissional precário e comentem mais erros, conforme um estudo realizado pela Universidade de Lancashire, na Inglaterra.
Síndrome de Boreout é um distúrbio psicológico causado pela falta de carga de trabalho quantitativa ou qualitativa adequada. Em muitos casos, não é visto pelas lideranças como um problema de saúde.
Para auxiliar na identificação de profissionais que estejam passando por essa situação, é importante estar atento aos sinais que essas pessoas dão. Afinal, ela se manifesta por meio de sintomas claros e perceptíveis. Conheça alguns deles:
1. Falta de objetivos
2. Tédio
3. Desinteresse
4. Frustração
5. Dificuldade de concentração
Apesar de semelhantes na pronúncia, as Síndromes de Boreout e Burnout dizem respeito a distúrbios psicológicos distintos. A principal diferença entre elas está na sua causa.
Burnout é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho, enquanto Boreout é um estado de desmotivação e ausência de desafios profissionais.
DICA 2. Estabeleça metas de carreira.
DICA 3. Cobre resultados: defina objetivos.
DICA 4. Estimule a reflexão, permitindo que a equipe sugira soluções para o tédio no trabalho.
DICA 5. Dê espaço para experimentação.
Desenvolva e fortaleça as skills necessárias para encarar todos os desafios que cargos de gestão e liderança impõem diariamente. Aprenda as principais estratégias e com a experiência e a prática dos melhores especialistas do país.
Escolha um dos cursos de pós-graduação ou MBA da FIA ONLINE, uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.