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Data driven: como criar uma estratégia não invasiva

Escrito por FIA ONLINE | 26 de Julho de 2022

Tomar decisões baseadas em dados já não é novidade no mercado. Porém, organizações de sucesso priorizam e cultivam a transparência com os seus consumidores.

 

Uma das estratégias mais importantes para as empresas é o data driven. Lidar com informações de clientes não é uma atividade fácil, é preciso ter muita atenção com a privacidade e com as questões legais. Um método essencial é construir um relacionamento baseado em confiança para o centro da estratégia de dados.

 

A pesquisa Global Marketing Trends 2022, realizada pela Deloitte, empresa especializada em auditoria e consultoria empresarial, revelou os quatro sinais que formam a base da confiança entre instituição e usuários: humanidade, transparência, competência e consistência.

 

Segundo a pesquisa, humanidade se destaca pela segurança que a empresa passa para o seu público, gerando confiança e bem-estar. Já a transparência é a forma que a empresa comunica seus motivos de forma aberta e em linguagem simples, de fácil entendimento para todos. A competência, neste caso, está relacionada com a cibersegurança da instituição, ou seja, é a capacidade de manter os dados de seus clientes em segurança. Por fim, a consistência é a entrega efetiva do valor prometido ao consumidor.

 

Em entrevista para o portal Consumidor Moderno, o sócio-líder da Deloitte, Guilherme Evans, compartilhou o passo a passo de como criar uma estratégia não invasiva de experiência de dados focada no cliente e no seu relacionamento. Confira.

 

Leia também Ataques cibernéticos: conceito, tipos e impacto nos negócios.

 

1 | Inicie pelo relacionamento.

Antes de trabalhar a sua estratégia com os dados de seus clientes, construa uma relação de confiança demonstrando que a sua opinião e bem-estar importam para a empresa.

 

2 | Dê poder ao seu consumidor.

Disponha opções para que o seu usuário tenha o controle ao fornecer os seus dados.

 

3 | Priorize a segurança das informações.

Trabalhe ao lado de equipes focadas em privacidade de dados e cibersegurança durante o seu planejamento estratégico de marketing.

 

4 | Disponibilize uma linguagem simples e objetiva.

Ao informar para o seu cliente os motivos pelo qual a informação pessoal é indispensável para o seu negócio, use uma linguagem simples e explique onde e como suas informações serão usadas. Além disso, é fundamental você oferecer a opção de descadastramento de qualquer base de dados que esteja disponível de fácil acesso.

 

Esteja no radar das oportunidades

 

Com a expansão da internet, principalmente nos últimos anos, a forma como as empresas estão estruturando suas estratégias está mudando. Cada vez mais negócios estão ressignificando a interação com os consumidores, muitas vezes, usando dados para melhorar os resultados e suas ofertas para oferecer uma experiência mais relevante e positiva para seus clientes.

 

Por isso, o mundo dos negócios e da inovação precisa de profissionais com ampla capacidade para análise de cenários futuros e tomada de decisões estratégicas.


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