content

Como lideranças podem criar ambientes anti-cultura tóxica

Em um contexto que valoriza o alto desempenho das equipes, corrigir uma cultura tóxica tem se tornado um dos principais desafios do mundo corporativo.

 

 

Para mais de 90% dos CEOs e CFOs nos Estados Unidos, melhorar a cultura corporativa contribuiria para aumentar o desempenho financeiro. Além disso, a maioria dos executivos afirma que ter uma cultura saudável está entre os três principais fatores de impacto nos resultados das empresas.

 

Os números pertencem a uma pesquisa publicada pela MIT Sloan Management Review. O relatório também mostra que mais de 80% dos participantes reconheceram que a cultura de sua empresa não era tão saudável.

 

É importante lembrar que as condições do local de trabalho podem ter forte impacto na saúde mental dos profissionais e em outros aspectos de suas vidas.

 

Um estudo da Gallup, divulgado em 2022, apontou que apenas 21% dos funcionários se sentem engajados no trabalho. E o baixo engajamento cobra um custo alto à economia global: cerca de US$ 7,8 trilhões.

 

Características de um ambiente de trabalho tóxico

 

Os pesquisadores Donald Sull e Charles Sull, cofundadores da CultureX, analisaram tópicos registrados por funcionários nas avaliações do site de recrutamento Glassdoor. O objetivo foi identificar elementos comuns nas avaliações negativas.

 

A análise indicou cinco atributos de cultura que podem ser considerados as principais características de um local de trabalho tóxico:


  • Desrespeitoso,
  • Não inclusivo,
  • Antiético,
  • Cruel,
  • Abusivo.

 

Empresas com culturas tóxicas afetam seriamente o bem-estar e a saúde dos funcionários, podendo causar danos sérios e duradouros. Trabalhadores imersos em um ambiente tóxico são mais propensos a sofrer de estresse, ansiedade, depressão e esgotamento.

 

Segundo o estudo de Donald e Charles para o MIT Sloan, aproximadamente 1 a cada 10 profissionais já experimentou a cultura tóxica no ambiente de trabalho. E aqueles que vivenciam isso têm 35% a 55% mais propensão a serem diagnosticados com doenças físicas graves.

 

Como combater a cultura tóxica

 

Diante disso tudo, você pode se perguntar: onde estão os esforços e investimentos em liderança para superar esse obstáculo?

 

O fato é que, realmente, existe uma lacuna no mercado quando se trata de corrigir culturas corporativas. E, para os especialistas, o motivo é simples: muitas lideranças não sabem por onde começar.

 

Para encontrar insights sobre como promover uma mudança de cultura, a dupla de pesquisadores analisou os resultados de centenas de estudos sobre elementos presentes na cultura tóxica.

 

Os resultados convergiram para três fatores, considerados drivers de comportamento tóxico no local de trabalho: liderança tóxica, normas sociais tóxicas e design de trabalho ruim.

 

A partir disso, foram reunidas intervenções possíveis para transformar ambientes e criar espaços de trabalho mais saudáveis. Antes de apresentá-las, é necessário ressaltar a importância do compromisso da alta liderança. Sem isso, qualquer movimento está destinado ao fracasso.

 

Aqui estão algumas ações para corrigir uma cultura tóxica:

 

Comece pela alta liderança

 

Torne claros os benefícios da desintoxicação cultural para mantê-la na agenda da alta liderança. A equipe de ponta tem acesso às principais alavancas para uma transformação cultural, incluindo contratações, tomada de decisão, ações estratégicas, etc.

 

Modele comportamentos

 

Quando líderes agem de forma consistente com valores, integridade, respeito e diversidade, funcionários tendem a classificar a cultura corporativa de forma positiva.

 

Alinhe expectativas

 

Uma forma de combater o comportamento tóxico é deixar claro às lideranças o que se espera delas.

 

Pare de promover as pessoas erradas para a liderança

 

Muitas empresas decidem sobre promoções apenas com base em desempenho individual, ignorando o potencial do funcionário para criar subculturas saudáveis.

 

Dê às equipes o poder de criar normas sociais

 

Normas sociais podem aumentar ou reduzir a chance de um mau comportamento. Portanto, faça-os parte da reflexão sobre quais são as normas sociais aceitáveis.

 

Crie segurança para feedback

 

A segurança psicológica é fundamental para erradicar a cultura tóxica. Construa ambientes para feedbacks sinceros, sem julgamentos ou retaliações.

 

Reduza o incômodo no trabalho

 

Para reduzir o estresse ocupacional, é preciso repensar o trabalho. Algumas formas de fazer isso são removendo tarefas do escopo dos funcionários, limitando a carga horária ou fornecendo recursos sem aumento de demanda.

 

Esclareça as descrições de cargos e responsabilidades

 

Ambiguidade e falta de clareza sobre deveres e funções tornam o trabalho mais estressante. Quando apresentam descrições de trabalho mais estruturadas, liderados têm menos chances de reproduzir comportamentos tóxicos ou abusivos.

 

Dê mais controle sobre o trabalho

 

Conceder mais autonomia aos funcionários pode ser tão eficiente no combate ao comportamento tóxico quanto reduzir a carga de trabalho.

 

Esteja preparado para liderar a mudança

 

Uma cultura organizacional tóxica traz inúmeros riscos para o dia a dia das empresas. Com a FIA Online, você se especializa em temas da atualidade e desenvolve as habilidades essenciais para conduzir a mudança de cultura nas empresas.

 

Conheça algumas das nossas pós-graduações:


 

Ou acesse o portfólio completo.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!