content

O poder da comunicação efetiva, segundo Mílton Jung

Especialista em comunicação e liderança e autor de livros sobre o tema, o jornalista ministrou a Aula ao Vivo FIA Online de maio.

 

 

 

Em tempos marcados por desavenças, opiniões polarizadas e intolerância, a habilidade comunicativa pode ser o caminho para construir um mundo melhor. A competência, que está entre as mais desejadas por empresas, foi tema da Aula ao Vivo FIA Online de maio, com o jornalista Mílton Jung.

 

Especialista em comunicação e liderança, âncora do Jornal da CBN e do Mundo Corporativo e palestrante, é autor dos livros "É proibido calar!” e "Comunicar para Liderar”. Neste ano, ao lado de António Sacavém, Leny Kyrillos e Thomas Brieu, lançou a obra “Escute, expresse e fale!”.

 

Na apresentação, que teve seu mais recente livro como inspiração, Mílton defendeu que uma comunicação efetiva e afetiva pode diminuir diferenças, aproximar pessoas, fortalecer vínculos, produzir debates saudáveis e trazer felicidade.

 

“A violência começa quando as palavras falham”, resumiu o convidado ao apontar uma de suas conclusões durante a pesquisa para o livro. Segundo Mílton, um consórcio de pesquisas de Harvard, realizado em 2006, identificou que pessoas que se comunicam mal sofrem e praticam mais violência.

 

“Ao não saber se comunicar, você pratica e sofre mais violência. Gera indisposição e não tem engajamento. Temos que saber nos comunicar para evitar a violência. Você pode promover a transformação. Não tem algoritmo ou chatGPT que o substitua. O ser humano continuará sendo essencial.”

 

Diversidade

 

A complexidade do cenário atual da comunicação e os desafios para dialogar também foram abordados pelo jornalista. Com palavras de referência ao psicólogo carioca Luiz Ernesto Meirelles, Mílton enfatizou que lidar com pessoas que agem e pensam diferente de nós pode ser desconfortável, porém é nesses momentos que crescemos.

 

“Se nos esforçarmos, vamos encontrar pontos em comum e, a partir daí, poderemos construir uma relação. E para isso, a escuta é essencial. A comunicação não começa na fala, ela começa na escuta”, pontou o jornalista.

 

Escuta e excesso de informação

 

A escutatória, conceito criado por Rubem Alves, é um elemento cada vez mais importante em um mundo acelerado. Mílton lembrou que é comum lideranças sentirem o isolamento e distanciamento de outras pessoas após assumirem cargos como o de CEO. O principal motivo para isso está na criação de barreiras de comunicação.

 

Somado a isso, é preciso lidar com o excesso de informação. Durante a pandemia, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, cunhou o termo ‘infodemia’ para definir a escala global da emergência interligada à alta propagação de informações.

 

Um dos efeitos desse excesso informacional é que uma redução na capacidade humana de absorver informações. E o mesmo acontece com a habilidade de analisá-las, o que contribui para a disseminação de informações falsas.

 

Para Mílton, é dever de todos, independentemente de ser comunicador ou não, preparar as pessoas ao seu redor para receber a informação, amenizando essa situação. “Nosso desafio é ser tão bom quanto o TikTok, quanto o Instagram ou qualquer rede social que você imaginar. Precisamos despertar o interesse no nosso público e atrair a atenção.”

 

Impacto da comunicação

 

Pesquisador sobre linguagem corporal, Albert Mehrabian analisou elementos que impactam na transmissão e no entendimento da mensagem, chegando à seguinte proporção:

  • 7% - verbal (palavras, conteúdo)
  • 38% - vocal (dicção, volume, entonação)
  • 55% não verbal (gestos, postura)

 

Ou seja, para uma comunicação efetiva é necessário que estes recursos estejam sintonizados. Do contrário, a mensagem pode chegar distorcida para as pessoas. “O segredo é ser genuíno na presença e usar os três recursos de forma equilibrada.”

 

Entre os recursos fundamentais na comunicação de um líder, também deve estar o acolhimento. “Não basta escutar, precisa mostrar ao outro que está escutando. Comunicação é percepção. Nem sempre é o que eu digo, mas o que o outro entende.”

 

Desenvolva-se ao lado de grandes referências

 

As Aulas ao Vivo são uma iniciativa voltada a conectar a comunidade FIA Online com profissionais renomados e temas de relevância na atualidade. A cada mês, um conteúdo adicional com um novo convidado.

 

Você pode aprender mais e desenvolver habilidades essenciais para se destacar profissionalmente. Matricule-se em uma pós-graduação ou MBA da FIA Online e tenha acesso às próximas aulas, além de espaços de interação exclusivos.

 

Conheça nosso portfólio completo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!