content

6 passos para aumentar o sucesso na transformação digital das empresas

Descubra como líderes financeiros podem reduzir a probabilidade de falhas na jornada de transformação digital e aumentar as chances de sucesso.

 

 

A disseminação de novas tecnologias e a mudança de comportamentos na sociedade exigem das empresas adaptabilidade. Nesse sentido, ter sucesso em processos de transformação digital tornou-se imperativo para o futuro dos negócios.

 

De acordo com um estudo da McKinsey, apenas 30% das organizações são bem-sucedidas em suas iniciativas de transformação digital. Isso significa que 70% das empresas falham em meio a essa jornada.

 

Mas quais lições podem ser aprendidas a partir dos erros e acertos desse processo nos negócios?

 

A EY e a Saïd Business School da Universidade de Oxford mapearam experiências, respostas e ações de líderes financeiros e liderados na mais recente edição do CFO Imperative Series.

 

O relatório indica que o custo emocional de uma transformação de baixo desempenho pode impactar os resultados de programas futuros. Ou seja, fracasso pode gerar fracasso.

 

A pesquisa também identificou 6 fatores capazes de impulsionar a transformação. Quando dominados pelos líderes de projeto, podem aumentar de 28% até 73% as chances de sucesso.

 

Conheça, a seguir, cada um deles e saiba como reduzir a probabilidade de falhas.

 

1. Compartilhe um propósito inspirador e uma visão clara

 

Uma visão pode contribuir fortemente para estimular o senso de propósito. Segundo o estudo, quase metade dos trabalhadores de finanças envolvidos em uma transformação malsucedida afirma que não compreendeu a visão da liderança.

 

Ter um propósito compartilhado ajuda a manter as pessoas em primeiro plano durante o processo. Isso é crucial, uma vez que muitos CFOs acabam focando no alcance de marcos e metas do programa, enquanto as jornadas individuais ficam em segundo plano.

 

Investir em uma narrativa que inclua as jornadas individuais pode ajudar a reduzir a ansiedade da perda de controle, ajudando colaboradores a desempenharam suas funções com mais propriedade.

 

Leia também Paula Bellizia revela os pilares da transformação na Era Digital

 

2. Desenvolva um estilo de liderança que suporte a visão financeira

 

Para estabelecer os vínculos necessários entre a visão de transformação e os resultados positivos, é preciso que os CFOs reflitam sobre suas habilidades e estilos de liderança, bem como busquem aprimorá-los.

 

Esse pode ser um grande desafio para executivos que ascenderam nas organizações a partir do domínio de assuntos técnicos. De acordo com a pesquisa, 2/3 da força de trabalho financeira acredita que os líderes não compreendem suas necessidades.

 

Por isso, vale focar no aprimoramento da capacidade de influenciar e trabalhar em conjunto com as partes interessadas, além de tomar cuidado com ruídos de comunicação ao gerenciar a si mesmo e às equipes.

 

3. Construa ambientes de apoio e confiança

 

O relatório da EY e da Universidade de Oxford aponta que 46% dos líderes financeiros acreditam estar abertos a ideias de funcionários juniores. Em contrapartida, apenas 31% dos liderados se sentem ouvidos pelos gestores.

 

Ter uma cultura participativa, em que os liderados se sintam engajados, é altamente relevante para garantir o sucesso na jornada de transformação. Mas, para isso, é necessário superar alguns obstáculos.

 

Promover momentos colaborativos para levantar ideias e prioridades, analisar a saúde das equipes através de ferramentas de feedback, estar aberto a novas ideias e definir expectativas realidades são ações que podem ajudar nessa construção.

 

4. Incentive a experimentação

 

Para 70% dos trabalhadores financeiros, uma experimentação malsucedida afetaria negativamente suas carreiras. Mas, ao contrário do que muitas equipes podem pensar, mudar de rumo não é algo negativo, é até bastante claro em transformações de sucesso.

 

Para evitar esse sentimento, as lideranças devem explicar as expectativas iniciais, estabelecer responsabilidades e dar às equipes autonomia para tomada de decisão. Também é importante construir uma mentalidade fast fail (falhar rápido) e comunicar mudanças de forma transparente.

 

Estimular a criatividade e a inovação deve estar entre as prioridades de quem deseja desenvolver organizações capazes de aprender e se adaptar.

 

5. Use a tecnologia a favor da visão

 

De acordo com a pesquisa, a tecnologia e a inovação digital são motivadoras da transformação para 38% dos CFOs. Entre os líderes financeiros sêniores, incluindo CFOs, 2 em cada 5 participantes indicaram a tecnologia entre os 3 principais desafios para uma entrega transformacional positiva.

 

Atualmente, é comum que em muitas jornadas de transformação o usuário seja apresentado à tecnologia em uma fase final de implementação. No entanto, incluí-lo durante a etapa de design pode ajudar a compreender o problema e aprimorar o projeto.

 

6. Invista na colaboração

 

Quase metade (48%) dos líderes financeiros acreditam que os processos de sua empresa garantem uma boa colaboração durante a transformação. Por outro lado, apenas 31% dos liderados têm a mesma opinião.

 

Isso expõe uma lacuna significativa quando falamos de aumentar as chances de sucesso da transformação. Afinal, os profissionais querem sentir que suas contribuições são aceitas e valorizadas.

 

Por isso, eliminar os “silos”, cocriar novas formas de trabalho e incentivar a projeção de futuros são ações que devem estar no radar dos CFOs.

 

Seja protagonista da transformação

 

Aprimore suas práticas de liderança e prepare-se para conduzir equipes e organizações até o sucesso na jornada de transformação. Invista em você e aprenda com professores renomados e profissionais que estão ou já estiveram à frente de projetos de destaque no mercado.

 

A FIA Online oferece programas de pós-graduação e MBAs voltados a pautas estratégicas dos negócios, por meio de uma metodologia exclusiva que proporciona a flexibilidade que sua carreira precisa.

 

Conheça alguns cursos:

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!