content

Futuro CEO: 4 passos-chave para se tornar um

A jornada até uma posição de CEO exige experiência, habilidades e, sobretudo, preparação. Conheça passos essenciais para chegar ao topo.

 

 

 

Alcançar a mais alta posição executiva dentro de uma organização envolve mais desafios do que se possa imaginar. Para se tornar CEO, é preciso mais do que experiência. Os melhores candidatos ao cargo têm a capacidade de equilibrar diferentes habilidades, mas guardam um segredo comum: a preparação.

 

Primeira mulher a liderar a General Motors nos Estados Unidos, Mary Barra ingressou na montadora de automóveis aos 18 anos como estagiária de engenharia. Ao longo dos anos, ela aprimorou características fundamentais de liderança.

 

Pouco antes de se tornar Chief Executive Officer, pensou que sua carreira tivesse sido “desviada” ao ser transferida para a área de recursos humanos. Aquele era o momento de provar seu potencial para chegar à almejada posição.

 

A escalada até o cargo de CEO é árdua e muitos executivos vão ficando pelo caminho. Alguns descobrem que não desejam mais avançar, outros precisam lidar com a queda – seja por fatores internos ou externos – e poucos alcançam o topo.

 

O fato é que não há como garantir o sucesso, mas, se você aspira chegar ao cargo de CEO, existem alguns fatores que podem ajudá-lo. Os passos detalhados a seguir foram desenvolvidos a partir de relatório da consultoria McKinsey.

 

Continue a leitura e saiba como ficar mais perto do objetivo de se tornar CEO.

 

Analise suas motivações

 

É importante verificar a fundo as razões genuínas que o fazem desejar ser CEO. Se elas estiverem mais conectadas ao seu ego, insistir nesse caminho provavelmente será um negócio insustentável a longo prazo.

 

Se suas motivações e expectativas não estiverem alinhadas ao que o cargo exige, é provável que a função de CEO não seja prazerosa para você, o que também influencia diretamente as suas chances de ter sucesso no cargo.

 

Quando seus motivos se referem a você ou a uma obrigação, existem mais chances de que o topo seja um lugar hostil. No entanto, se você é motivado por paixão, pelo desejo de gerar impacto e ajudar pessoas a alcançarem outros patamares, isso aumenta as possibilidades de uma jornada gratificante.

 

Por fim, não esqueça de considerar em sua análise o impacto da função na sua vida pessoal. Os CEOs mais bem-sucedidos indicam que ter o apoio familiar é crucial para empreender nessa jornada.

 

Amplie sua perspectiva e entregue resultados

 

Durante a escalada rumo a uma posição de CEO, você precisará demonstrar sua capacidade de entregar resultados no trabalho diário, mas não só isso. Será preciso aperfeiçoar sua visão de futuro e provar sua perspectiva ampliada sobre os negócios.

 

Equilibrar esses dois elementos é fundamental para destacar sua candidatura a CEO. Então, desempenhe seu trabalho atual e mostre eficiência. Paralelamente, trabalhe no desenvolvimento de três perspectivas: o futuro da sua indústria, a organização para além da área sob sua responsabilidade, e o cenário de stakeholders.

 

Ao formular sua visão em relação a cada uma delas, tenha cuidado com a aversão ao risco – ela pode ameaçar sua candidatura ao cargo. Isso porque os Conselhos sabem que empresas lideradas por CEOs sem coragem de ousar dificilmente ultrapassarão a concorrência.

 

Mantenha a humildade e aprimore seu perfil

 

Pesquisas apontam que é comum as pessoas superestimarem suas habilidades. Como candidato a CEO, você deve tomar cuidado com esse viés de excesso de confiança e buscar preencher lacunas de habilidades.

 

Você já se perguntou se tem o que a empresa precisa? Uma forma de compreender isso é analisar suas habilidades em relação a questões como:


  • Relevância da sua experiência e histórico (por exemplo, liderando uma transformação, apresentando uma demonstração de lucros e perdas e representando a empresa externamente)
  • Conhecimento e expertise (por exemplos, perspicácia financeira, liderança de vendas, tecnologia, mercados-alvo e tendências da indústria).
  • Habilidade de liderança (por exemplo, pensamento estratégico, presença executiva, desenvolvimento de equipes e autoconhecimento).
  • Relacionamento e influência (reputação, relações com stakeholders internos e externos, e membros do Conselho)

Para reduzir os riscos de cair em vieses, peça feedbacks a pares, mentores, colegas e outros. Depois, crie um plano de ação para evoluir em suas habilidades. Muitos aspirantes a CEO buscam esse desenvolvimento com o auxílio de coaching.

 

Compreenda o processo de seleção de CEO

 

Receber uma indicação para um processo seletivo de CEO pode suscitar muitos sentimentos e até despertar inseguranças. Por isso, é importante saber o que aguarda você.

 

Ainda que cada Conselho adote um processo, é comum encontrar etapas como: headhunting, definição de stakeholders participantes, abordagem interna e externa a potenciais candidatos, redução da lista por meio de pesquisa e investigação aprofundada, entrevistas, análises de perfis e rodadas de conversa, entre outras.

 

Se você cumpriu os passos anteriores, estará preparado para compartilhar sua visão sobre o futuro da empresa e da indústria que integra. Também poderá demonstrar suas habilidades ao falar sobre suas realizações nos últimos anos e terá colegas e seguidores advogando a seu favor.

 

Lembre-se que toda interação é parte do processo de entrevista – seja em ambientes formais ou informais - e prepare-se também para responder a perguntas não relacionadas ao negócio. Se você é um candidato interno, saiba usar as informações privilegiadas que tem sobre o negócio a seu favor.

 

Por fim, ouça atentamente, seja claro, conciso e, principalmente, autêntico em suas respostas.

 

 

 

Se você chegou até aqui, provavelmente está pensando em dar os próximos passos rumo ao C-Suite. A FIA Online pode ajudar você a evoluir em sua jornada até a alta liderança executiva.

 

A pós-graduação Formação Executiva e Competências para C-Level foi pensada para ajudar você a desenvolver as competências mais desejadas, como análise de cenários futuros, tomada de decisões estratégicas, liderança em negociações complexas e equipes de alto desempenho.

 

Conheça mais sobre o curso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!