Se antes da pandemia, a inovação estava em destaque nas organizações, com o cenário pós-pandemia esse tema é reforçado. Contribuir significativamente para essa realidade é um dos papéis dos executivos de alto escalão de inovação, os Chief Innovation Officer.
Importante análise de mercado feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou que a inovação será decidida no enfrentamento dos efeitos da pandemia, principalmente na retomada da atividade e do crescimento da economia no Brasil.
A pesquisa inédita da CNI ouviu mais de 400 executivos em nome de suas organizações, dos quais 83% acreditam que irão necessitar de mais inovação para melhorar resultados e sobreviver no cenário pós-pandemia. Entre as áreas apontadas como prioritárias, estão a linha de produção (58%) e vendas (19%).
Conforme o levantamento, constata-se uma enorme tendência em promover soluções inovadoras que auxiliem no desempenho das organizações. Assim, destaca-se a importância de profissionais especialistas e experientes, atentos aos movimentos de mercado.
Entre os cargos que melhor podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias nesse sentido é o de Chief Innovation Officer, também conhecido como CINO. Seja como organização ou quanto executivo interessado em ocupar uma função como essa, é fundamental saber as características que os profissionais devem ter para ser um CINO cobiçado pelo mercado e de sucesso.
Descubra quais são as 9 características de um executivo de Inovação de primeira linha.
1. Colaborativo e incentivador do trabalho em equipe
2. Valoriza a diversidade, não somente em seu time, mas em toda organização. Afinal, sabe que as chances aumentam em 70% para conquistar um novo mercado.
3. Visão estratégica aliada à expertise em grandes ideias.
4. Curioso, mostrando-se atento às novidades e tendências ao redor do mundo.
5. Visionário, mas sem perder de vista os objetivos da corporação.
6. Capacidade de influência para implementar a cultura de inovação dentro das empresas, motivando do dono e colaboradores aos fornecedores e prestadores de serviço.
7. Capacidade de ensinar sobre os objetivos de sua área, além de mostrar os benefícios da inovação aos negócios e aos funcionários.
8. Prático, buscando o equilíbrio entre resolver problemas do dia a dia e garantir que ideias promissoras saiam do papel.
9. Orientado para resultados exponenciais. Senão fosse para isso, não haveria razão dos CINOs existirem, não é mesmo?
Entre para a elite do mercado e eleve seus níveis de experiência profissional em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, a FIA Online.
Evolua profissionalmente com os profissionais mais respeitados e experientes do mercado corporativo. Conheça o portfólio de cursos e seja disputado pelas melhores oportunidades.