Para construir ambientes de trabalho extraordinários e equipes de alta performance, é preciso atender a três necessidades psicológicas: autonomia, competência e relacionamento. Isso porque, quando se sentem realizadas, as pessoas tendem a se manter mais saudáveis, felizes e produtivas.
Dentre essas necessidades, relacionamento, talvez, seja a mais complexa. Além disso, a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais difícil às empresas promover a conexão entre os colaboradores. No entanto, equipes de alta performance encontraram maneiras sutis de fazer isso e podem ser exemplos para muitas organizações.
É o que mostra um estudo realizado pela Ignite80, em parceria com a empresa de software Front, com a participação de 1.106 profissionais atuantes em escritórios nos Estados Unidos. Psicólogo e fundador da Ignite80, Ron Friedman relatou à Harvard Business Review os resultados, que revelam a conexão entre colegas como impulsionadora do desempenho.
Fazer uma chamada telefônica vem se tornando algo cada vez mais raro nos ambientes corporativos, mas não para equipes de alta performance. De acordo com a pesquisa, esses profissionais se comunicam com mais frequência e não hesitam em usar o telefone. Assim, fortalecem relacionamentos e evitam mal-entendidos com colegas de trabalho.
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Reuniões conduzidas de forma inadequada podem ser desgastantes para os funcionários, além de reduzir os índices de satisfação e gerar custos desnecessários às organizações. Equipes de alta performance adotam práticas para tornar as reuniões mais produtivas.
Segundo o estudo, elas utilizam pré-trabalho em reuniões com mais frequência (39%), apresentam uma agenda (26%) e realizam check-in para que todos estejam informados do progresso das tarefas (55%). Essas são algumas práticas que tornam a reunião mais eficiente e colaborativa.
Para alguns, discutir temas não relacionados ao trabalho, como a última rodada de futebol, um novo livro ou filme de sucesso, pode parecer perda de tempo. No entanto, os resultados da pesquisa sugerem que esse tipo de bate-papo é importante para identificar interesses em comum e estimular conexões autênticas.
Os integrantes de times de alta performance são 25% mais propensos a conversas sobre assuntos não relacionados a trabalho. Na análise de Friedman, as conexões genuínas contribuem para um melhor trabalho em equipe.
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O relacionamento nos faz sentir mais valorizados e respeitados pelas pessoas cujas opiniões valorizamos. Por isso, o reconhecimento constante é outra característica dos times de alto desempenho.
Esses profissionais reconhecem e elogiam com mais frequência no trabalho, tanto seus colegas (72% a mais) quanto gestores (79% a mais). Também expressam gratidão com mais frequência (44% mais). Ou seja, nessas equipes o reconhecimento não flui de cima para baixo, ele é observado em todas as interações.
O estudo mostrou ainda que membros de equipes de alta performance expressam emoções a colegas com mais frequência. Eles estão mais dispostos a elogiar, brincar e provocar seus companheiros de time. Em e-mails, utilizam pontos de exclamação, emojis e GIFs.
Da mesma forma, também podem expressar mais emoções negativas no trabalho, como xingar, reclamar e ser sarcástico. O fato de não suprimir essas emoções traz benefícios, uma vez que escondê-las gera um gasto de recursos cognitivos.
Ou seja, ser autêntico sobre suas emoções ajuda a elevar o desempenho da equipe, mas isso também está relacionado à construção de ambientes de segurança psicológica.
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