content

Aula ao vivo FIA Online: principais insights de Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella foi o professor convidado da aula ao vivo desse mês de agosto. Saiba os principais insights a partir de suas quase cinco décadas de experiência.

 

“Atenção, moçada. Quando eu disser no meu tempo, quero dizer daqui a 10 anos.” Assim, parafraseando Millor Fernandes, Cortella fez um alerta para todas as gerações: não podemos ficar ancorados no passado. É preciso compreender o fluxo contínuo da vida e que nada permanece igual para sempre.

 

Devemos encarar que as pessoas não são as mesmas, bem como as organizações e as ferramentas tecnológicas. Rádio, teatro, cinema, TV e dispositivos móveis. Nenhum com sua chegada extinguiu seu antecessor. Muito pelo contrário, modernizou-se o modo de fazer uso dessas experiências.

 

Cortella defendeu essa forma de pensar: que é preciso ter em mente que somos capazes de enfrentar tudo aquilo que nos amedronta. Do mesmo modo, a forma de ensinar precisou se adaptar às transformações ao longo dos anos.

 

Para ele, “bons ensinantes são aqueles que sabem aprender”. Ao aplicar ao ambiente dos negócios, podemos dizer que aqueles que lideram e fazem gestão de pessoas precisam compreender (e principalmente aceitar) os novos cenários e as mudanças constantes para conduzir seus liderados. “A mudança começa por si”, concluiu o filósofo.

 

Por isso, acredita que situações inéditas como a pandemia podem servir como uma atualização de repertório para encarar novos desafios. “Ainda bem que não nascemos sabendo tudo. É fundamental estar sempre em processo de formação”, disse, completando que profissionais conscientes dessa virtude podem até envelhecer na idade, mas não a mente.

 

Ao lembrar de célebre frase de Sócrates, “Só sei que nada sei”, garantiu que o primeiro passo para procurar conhecimento é reconhecer a própria ignorância. Aliás, quanto menos sabemos, mais devemos nos sentir desafiados a continuar aprendendo.

 

Além disso, aproveite e relembre as principais lições de Rachel Maia em sua aula ao vivo para a comunidade de alunos FIA Online.

Skills, livros e filmes, por Mario Sergio Cortela

Questionado por alunos ao final de sua explanação, Cortella deixou alguns conselhos e dicas para os participantes da aula ao vivo.

 

Três competências profissionais:

  1. 1. Humildade intelectual,
  2. 2. Generosidade mental,
  3. 3. e Coerência ética.

 

Três livros fundamentais para formação de todos:

  1. 1. Fedon, de Platão;
  2. 2. Angústia, de Graciliano Ramos;
  3. 3. e Criação, de Gore Vidal.

 

E dois filmes:

  1. 1. Amarcord, dirigido pelo cineasta italiano Federico Fellini;
  2. 2. e E.T, do premiado cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e empresário norte-americano, Steven Spielberg.

Especialistas mais próximos de você

As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA FIA Online. Ao todo, são 12 aulas ao vivo, sendo um encontro por mês com objetivo de unir alunos de todos os cursos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

A próxima será em 08 de setembro, às 19h, com Rafael Mayrink, cofundador e CEO da Neil Patel Brasil. Um encontro exclusivo para alunos FIA Online.

 

Quer participar mas ainda não faz parte da nossa comunidade de alunos? Conheça as opções de cursos em nível de especialização, matricule-se e faça parte de uma das melhores e mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!