FIA ONLINE - Blog Oficial

O futuro chegou: é hora de repensar comportamentos

Escrito por FIA ONLINE | 20 de Dezembro de 2022

 

Especialista em marketing, comportamento e sustentabilidade, André Carvalhal ministrou masterclass exclusiva para alunos da FIA Online.

 

 

Ao longo de 2022, FIA Online reuniu nomes de destaque no mercado para compartilhar experiências e conhecimento em uma série de lives de impacto. E para encerrar o ano, não seria diferente. No último dia 7 de dezembro, trouxe André Carvalhal, consultor e especialista em marketing, comportamento e sustentabilidade, para uma masterclass exclusiva para alunos. 

 

Sob o tema “O futuro chegou: o que está esperando para mudar’, Carvalhal falou sobre movimentos emergentes e tendências no marketing, política, economia, ciência e tecnologia. Idealizador de projetos para empresas como Grendene, Unilever, Coca-Cola e Do Bem, compartilhou insights para repensar marcas, empresas e comportamentos. 

 

Ao longo de sua apresentação, André indicou o que considera tendências em alta e em baixa. Entre as previsões apontadas por ele, esteve o fim das marcas. Segundo Carvalhal, mais de duas décadas trabalhando com marketing contribuíram para que desenvolvesse uma visão diferente, na qual “pessoas estão virando marcas e marcas querem virar pessoas.” 

 

Também em baixa, de acordo com o palestrante, estão as tendências - sim, isso mesmo. De acordo com André, a busca incessante por tendências, muitas vezes, evidencia uma preocupação excessiva com o amanhã. “Vivemos nos últimos anos muitas tendências que não se concretizam. Tenho usado o termo ‘previsões’ para o presente. Quero ajudar pessoas e empresas a viverem o agora. Não é que não precise se preocupar com o futuro, mas é preciso ver isso de forma diferente", pontuou. 

 

A mudança na relação com as tecnologias, as gerações, o meio ambiente e a sustentabilidade também esteve entre os temas tratados. “Hoje, se fomos sustentar o que está sendo feito, será uma agenda de morte. Precisamos ter a sustentabilidade como uma agenda do presente. Os recursos se esgotando e a gente vive o cheque especial ambiental”, afirmou. 

 

Apesar de parecerem negativas, as tendências citadas por ele abrem caminho para a renovação. Assim, entre outros aspectos, André aposta na reorganização das formas de trabalho e na reconexão com a natureza. Em ascensão, acredita na inclusão, no sonho, na busca por novas perspectivas, narrativas e imaginários. "Tudo começa na gente. Se há algo aqui que você já sabia, eu pergunto: o que está fazendo com essas informações?”

 

Com o propósito transformar pessoas e organizações, André é autor dos best-sellers “A Moda Imita a Vida – Como construir uma marca de moda” e “Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada”, além de “Viva o Fim – Almanaque de um novo mundo” e “Como salvar o futuro: Ações para o presente”. Recentemente, lançou “Como libertar o presente - cocriação de novas narrativas”.