FIA ONLINE - Blog Oficial

Por que é importante definir valores para o seu negócio?

Escrito por FIA ONLINE | 25 de Maio de 2021

A construção de valores para um negócio vai muito além de palavras bonitas e conceitos genéricos. A definição desses princípios é fundamental para estabelecer a identidade da sua marca, seu propósito e quais são os seus diferenciais competitivos.

 

Ao lado da missão e visão, os valores completam a tríade que norteia toda a estratégia de um negócio, o comportamento da equipe e o posicionamento e tomada de decisões das principais lideranças. 

 

Para ajudar você a definir os valores da sua empresa, reunimos algumas informações importantes e que podem auxiliar nesse processo. Aproveite a leitura.

 

O que são valores?

Os valores são um conjunto de princípios e crenças que servem como um guia para o negócio como um todo, tanto para as equipes e lideranças, como para os serviços e produtos oferecidos. 

 

Esses princípios referem-se a tudo aquilo que a empresa acredita, defende e valoriza, além de determinar como o negócio irá se posicionar para o seu público-alvo. Toda e qualquer ação organizada pela empresa precisa levar em conta os valores do negócio, afinal são eles que norteiam a estratégia.

 

Como definir os valores do seu negócio?

Para começar, é importante definir alguns valores iniciais que você não abre mão para a sua empresa. Vale destacar que os princípios do seu negócio estão intrinsecamente conectados com os princípios que você, como CEO, fundador ou líder da empresa, carrega na sua vida.

 

Aqui vão algumas dicas para construí-los:

 

  • Seja claro e objetivo, isso facilitará a compreensão da equipe e do público.
  • Trace valores a médio e longo prazo, considerando os objetivos da empresa.
  • Estabeleça valores que façam sentido para a sua audiência e, sobretudo, para o seu negócio.
  • Faça dos seus valores o diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes.

 

Confira 5 exemplos de empresas e seus principais valores, para se inspirar na construção dos princípios e do propósito da sua empresa:

 

Nike

  • Inovação
  • Modernidade
  • Foco nas necessidades do público
  • Combate ao preconceito no esporte
  • Encorajamento a novas conquistas e desafios

 

Coca-Cola

  • Inovação
  • Liderança
  • Responsabilidade
  • Integridade
  • Paixão
  • Colaboração
  • Diversidade
  • Qualidade

 

Microsoft

  • Paixão por tecnologia
  • Integridade
  • Honestidade
  • Abertura e respeito
  • Atitude crítica
  • Responsabilidade

 

Apple

  • Comprometimento com o meio ambiente
  • Responsabilidade dos fornecedores
  • Inclusão e diversidade
  • Acessibilidade
  • Privacidade
  • Segurança

 

Netflix

  • Comunicação
  • Curiosidade
  • Coragem
  • Paixão
  • Altruísmo
  • Inovação
  • Inclusão
  • Integridade
  • Impacto

 

Agregue valor ao seu negócio

Faça parte da elite do mercado e amplie seu networking com os cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo. Acesse o nosso portfólio de cursos agora mesmo.