A gestão de projetos do presente e do futuro precisa ir muito além do escopo, custo e tempo. Conheça os novos pilares que movem a atuação do gerente de projetos.
A busca por gerentes de projeto cresce em ritmo acelerado no mercado de trabalho, superando a demanda por outras ocupações. E isso pode representar um grave risco aos negócios.
Até 2027, o mercado de trabalho precisará de aproximadamente 88 milhões de profissionais qualificados para a gestão de projetos. No mesmo período, a escassez de talentos na área pode resultar em uma perda de US$ 208 bilhões em PIB.
É o que aponta um relatório encomendado pelo PMI (Project Management Institute), organização sem fins lucrativos que reúne profissionais da área. A pesquisa, realizada pelo Anderson Economic Group (AEG), mapeou oportunidades de empregos e crescimento de carreira para gerentes de projeto em 11 países.
Esse déficit aponta para um cenário preocupante, uma vez que os gerentes de projeto exercem papel fundamental na condução de mudanças e de inovação nas organizações.
Você também pode se interessar pelo artigo Por que os projetos falham
O gerente de projeto é o profissional responsável por planejar, organizar e gerenciar a conclusão de um projeto. Sua principal tarefa é garantir que o projeto entregue os resultados esperados no prazo, dentro do orçamento e de acordo com o escopo.
Nos últimos anos, no entanto, as expectativas em relação à atuação e ao perfil deste profissional vêm passando por transformações. De um modelo pautado em escopo, tempo e custo, e criado logo após a Segunda Guerra, a função enfrenta mudanças para atender às necessidades de um mundo cada vez mais complexo e incerto.
Segundo o consultor especialista na área e professor da FIA Online Paulo de Tarso Barros, o modelo mental da gestão de projetos do século XXI apresenta visão ampliada e passa a incorporar aspectos como tecnologia, pessoas e valor. Isso porque, nos tempos atuais, a gestão de projetos está, em geral, conectada a iniciativas relacionadas à transformação digital.
Entenda, pelas palavras do professor Paulo de Tarso, mais sobre cada um desses aspectos a seguir:
Para enfrentar os desafios do século XXI, além de conciliar hard skills, soft skills, conhecimento técnico e visão de negócios, o gerente de projetos deve desenvolver a habilidade de aprender continuamente ao longo da vida.
“Quanto mais se conhece do contexto no qual irá atuar, mais será capaz de promover a entrega de valor” - Paulo de Tarso Barros
O conhecimento que você precisa para levar sua carreira ao próximo nível e conquistar o seu lugar de destaque no mercado está na Pós-graduação em Gestão de Projetos da FIA Online. Aqui, você aprende com nomes que são referência no setor e fortalece seu networking ao se conectar com uma rede de profissionais qualificados.
Estude no seu tempo com aulas 100% online, que se adaptam à sua rotina. Domine os aspectos comportamentais, humanos, científicos, técnicos e aplicados à área e torne-se um especialista na gestão de projetos de negócios e organizações.
Conheça mais nossa Pós-graduação em Gestão de Projetos.