content

Outplacement: Aprenda a minimizar os impactos das demissões

Nem sempre o desligamento de um colaborador acontece de forma consensual e amigável, principalmente quando a iniciativa parte da organização. Por se tratar de um processo delicado e que exige uma série de cuidados, muitas empresas vêm adotando o Outplacement como forma de minimizar os impactos causados pela demissão.

 

Esse método vem ganhando destaque entre gestores de recursos humanos, que buscam reduzir os ruídos e danos durante o processo de desligamento, oferecendo suporte aos colaboradores durante a sua recolocação no mercado.

 

Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona o Outplacement, quais são as vantagens e como implementá-lo na sua empresa. Siga com a leitura!

 

Para começar…

 

O que é Outplacement?

 

Criado na década de 1980, por James E. Challenger, o termo Outplacement surgiu em uma época de intensas transformações econômicas que culminaram em reestruturações, dispensas coletivas e suspensões temporárias de contratos de trabalhos.

 

Com esse cenário de crise, diversas organizações sentiram a necessidade de oferecer algum suporte aos colaboradores que estavam sendo desligados. 

 

O Outplacement consiste em apoiar o profissional durante a sua transição ou recolocação no mercado de trabalho, tornando o processo demissional mais humanizado. 

 

Entre as ações oferecidas pela empresa através do método podemos destacar:

 

  • Suporte emocional e psicológico durante o processo de desligamento.
  • Aconselhamento e consultoria profissional de carreira.
  • Reconhecimento e desenvolvimento de hard e soft skills.
  • Treinamentos, workshops, palestras e cursos. 
  • Auxílio na busca por novas oportunidades.
  • Treinamento e acompanhamento durante novos processos seletivos.

 

Índices apontam que profissionais que recebem esse apoio durante o desligamento apresentam mais chances de recolocação no mercado do que aqueles que não recebem o mesmo suporte. 

 

Quais as vantagens do Outplacement?

 

Existem diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador, ao adotar o outplacement no processo demissional da sua empresa. Conheça alguns deles!

 

Humanização do processo demissional

O desligamento é um momento delicado e exige atenção e cuidado por parte da empresa. Dessa forma, é papel da organização acolher o ex-colaborador da melhor forma possível, atendendo às suas necessidades nesse momento conturbado.

 

Além de demonstrar empatia, isso reforça a preocupação da empresa com a qualidade de vida dos seus profissionais e respeito pela carreira construída na organização. 

 

Redução de processos trabalhistas 

Quando o desligamento não ocorre de forma amigável, existem grandes chances dele gerar consequências negativas para a empresa, como processos trabalhistas. Isso afeta a imagem da organização, sem contar os problemas e burocracias que surgem com o processo. 

 

Com o outplacement é possível minimizar os impactos causados pelo desligamento, evitando conflitos com o ex-colaborador e auxiliando a sua recolocação no mercado. 

 

Melhora o clima organizacional

Quando a equipe se sente confortável com a empresa e os processos internos adotados, a rotina do trabalho se torna mais produtiva e agradável. Os desligamentos estão incluídos nisso.

 

Um processo demissional humanizado e que preza pelo bem-estar do ex-colaborador demonstra a preocupação e responsabilidade da empresa com o seu time de funcionários, consequentemente, isso melhora o clima no ambiente de trabalho. 

 

Como implementar o Outplacement na sua empresa?

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse método e suas vantagens, aprenda a implementá-lo na sua empresa. Confira esse passo a passo!

 

Planeje as demissões

Esse processo requer planejamento e deve ser programado com antecedência pelo setor de Recursos Humanos da organização. 

 

Por isso, é preciso estar atento aos seguintes pontos:

 

  • Definir quem será o responsável pela comunicação da demissão.
  • Avaliar fatores psicológicos, físicos e econômicos do profissional.
  • Agendar a demissão.
  • Definir o pacote de benefícios e procedimentos que serão adotados.

 

Comunique ao colaborador a desvinculação 

Chegou a hora de comunicar o colaborador sobre a demissão. Faça isso de forma objetiva e empática, prezando pela honestidade e clareza. 

 

Você também deve apresentar as justificativas para essa decisão e informar ao colaborador sobre o suporte que ele receberá durante essa transição. Todas essas medidas são importantes para evitar o sentimento de desamparo e minimizar os impactos emocionais da notícia. 

 

Converse com o colaborador sobre objetivos profissionais

O próximo passo é identificar quais são as metas e ambições do ex-colaborador. Essa etapa é fundamental não só para a recolocação profissional, como para definir novos rumos profissionais. 

 

Nessa etapa estão inclusos o aconselhamento e consultoria profissional, assim como o reconhecimento e desenvolvimento de hard e soft skills. 

 

Apoie a transição ou recolocação profissional

Aqui a empresa se compromete em auxiliar e dar suporte durante o processo de transição ou recolocação do profissional. O que isso significa? A empresa deverá auxiliar na preparação para entrevistas, orientar e tirar dúvidas sobre o mercado, elaborar planos de carreira e buscar novas oportunidades para o ex-colaborador.

 

O desligamento é um processo natural para todas as organizações e é exatamente por isso que deve ser trabalhado com responsabilidade, atenção e cuidado. O Outplacement é uma forma humanizada de demitir seus colaboradores e ainda assim manter o bom relacionamento construído com anos de parceria. 

 

Invista na sua gestão

Para elevar a reputação da sua empresa é preciso uma boa gestão à frente dos negócios e para isso você pode contar com a FIA Online, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo. 

 

Torne-se um especialista em gestão e processos de recursos humanos com a pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos da FIA Online e seja uma referência no mercado. 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!