content

Os segredos de Bill Gates para aproveitar ao máximo a leitura

Conhecido por ser um leitor voraz e pelas suas ótimas recomendações de leitura, Bill Gates costuma devorar mais de 50 livros por ano. Como? Ele carrega algumas cartas na manga para tirar o melhor proveito desse hábito.

 

O fundador da Microsoft possui alguns métodos certeiros para aproveitar ao máximo cada obra em pouco tempo. Conheça essa estratégia e confira mais cinco indicações de leitura para já sair desse post colocando tudo em prática!

 

Para começar…

 

Faça pequenas anotações

Se você é daqueles que não gosta de rabiscar o livro, tenha sempre por perto um bloquinho de anotações e registre pequenos insights durante a leitura. Quem aposta em formatos digitais como os e-books, pode grifar e adicionar pequenas notas ao texto.

 

Não comece o que você não pretende finalizar

Bill Gates tem uma regra: ele sempre termina todos os livros que começa, mesmo aqueles que parecem um pouco desinteressantes no início. O motivo é bem simples, quando você abandona uma obra pela metade, acaba perdendo muito da visão do autor. Para formar uma opinião concreta é preciso ler até o final. 

 

Faça da leitura um hábito confortável e prazeroso

Seja no papel ou na tela, um artigo ou um livro de 500 páginas, não importa o formato ou estilo, aqui o objetivo é se sentir bem enquanto lê. Descubra quais são as suas preferências e o que você mais gosta durante a leitura e faça disso um hábito. 

 

Reserve uma hora para ler

Essa talvez seja a dica mais valiosa de Bill Gates. O hábito da leitura requer disciplina. Por isso, separe uma hora do seu dia para se dedicar apenas ao livro que está lendo. Para reter os insights da obra e o maior número de informações possíveis é preciso calma e concentração. A hora da leitura deve ser sagrada. 

 

Pronto para colocar em prática? Confira essas cinco indicações de leitura de Bill Gates:

 

Mindset: a nova psicologia do sucesso

Nesta obra, Carol S. Dweck revela como o sucesso pode ser alcançado pela forma como lidamos com nossos objetivos.

 

The Myth of the Strong Leader

Archie Brown nos obriga a reavaliar os líderes que moldaram o nosso mundo e a reconsiderar como devemos escolher e avaliar aqueles que nos conduzirão ao futuro.

 

Aventuras empresariais

A obra está entre os favoritos de Bill Gates e nos mostra como o poder das decisões é capaz de alavancar uma empresa ou dizimá-la.

 

A estrada para o caráter

Nesta obra, David Brooks analisa alguns dos maiores pensadores e líderes do mundo e investiga como eles construíram um sólido caráter interno.

 

Stress Test: Reflections on Financial Crises

Timothy F. Geithner expõe os bastidores da crise financeira norte-americana e conta como precisou fazer escolhas difíceis e tomar decisões politicamente desagradáveis.

 

Além da leitura, grandes líderes são definidos por seus hábitos. Um deles é estar em constante evolução como pessoa e como profissional.

 

Grandes líderes buscam o aperfeiçoamento

Desenvolva novas habilidades com os cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. Seja referência no mercado corporativo em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo. Conheça o nosso portfólio.



DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!