MATRICULE-SE HOJE, GANHE UM AMAZON ECHO DOT E ENTRE NO MUNDO DO COMANDO DE VOZ.

*Confira o regulamento para disponibilidade da promoção.

Acesse o regulamento
VEJA MAIS
content

Joel Souza Dutra revela as 3 características do líder admirado

O professor convidado da aula ao vivo de dezembro foi Joel Souza Dutra, professor da nova pós-graduação Tech Strategy: planejamento, gestão e arquitetura tecnológica de negócios da FIA Online.

 

Um dos grandes nomes na área de Administração com ênfase em Recursos Humanos, Joel Souza Dutra encerrou o ciclo de Aulas Ao Vivo FIA Online de 2021 na última quarta-feira, 08 de dezembro. O encontro aconteceu sob a temática “Liderança moderna, efetiva e bem-sucedida”.

 

O que torna um líder admirável?

Experiente especialista em temas como gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças, respondeu uma das dúvidas mais frequentes entre as lideranças, sejam elas experientes ou novatas: Quais são as características que tornam um líder admirável? Para ele, generosidade, preocupação com o próprio desenvolvimento e com o de seus liderados, identificando oportunidades de crescimento para todos. Além, é claro, da integridade.

 

Além disso, Joel Souza Dutra apresentou seu conceito de líder bem-sucedido: aquele que desafia toda equipe, gerando um círculo virtuoso. Ou seja, o profissional desafiado se desenvolve, sentindo-se motivado a querer mais e mais. "E assim construir uma equipe de alta performance", completou.

 

Reforçando que o desafio é uma forma de proporcionar o desenvolvimento, defendeu que os profissionais saim da zona de conforto, percebendo o contexto e incorporando mais complexidade à profissão. Afinal, carreira é uma sucessão de degraus em diferentes níveis de complexidade. "Quanto mais ela se desafia e entende da complexidade, ela vale mais no mercado", disse Joel.

 

A mudança entre líderes e equipes

Ainda, comentou que a pandemia fez com que os líderes repensassem suas relações com as equipes, tanto no processo de comunicação com os liderados como a lógica de trabalho. O que antes eram estruturas muito divididas precisou ser reinventado. “Uma competência que precisa crescer nas organizações e na sociedade como um todo é a colaboração”, avaliou, completando que, quando analisamos cultura e o jeito de ser das lideranças, observa-se líderes propensos à competitividade e não à cooperação.

 

Com isso, explicou que, geralmente, os profissionais passam a ocupar cargos de liderança pelo domínio técnico e expertise de sua área de formação, mas que muitas vezes não apresentam habilidades comportamentais. Outra dificuldade é delegar e trabalhar com a diversidade. “Líder prefere trabalhar com os iguais a ele. Mas as organizações precisam pensar em ações afirmativas, porque ainda não acontecerá de forma espontânea.”

 

Esses foram alguns desafios apresentados por Joel Souza Dutra. "Todos os degraus na carreira de um líder vão trazendo novos desafios. Por isso é muito importante a organização olhar para pessoas que tenham vocação para liderança", finalizou.

Especialistas mais próximos de você

Ao longo de 2021, outros especialistas compartilharam suas experiências e visão de mercado. Da mesma forma que Joel Souza Dutra, apresentamos os principais tópicos de suas aulas ao vivo. Se você perdeu alguma, fique atualizado:

 

 

As aulas ao vivo são um conteúdo adicional além das disciplinas dos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. Ao todo, são 12 lives, sendo um encontro por mês com objetivo de unir alunos, gerar networking e aprender com profissionais de destaque do mercado e da academia.

 

Quer participar mas ainda não faz parte da nossa comunidade de alunos? Conheça as opções de cursos em nível de especialização, matricule-se e faça parte de uma das melhores e mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO