FIA ONLINE - Blog Oficial

Grupo Carrefour Brasil destina R$ 2 milhões ao empreendedorismo negro

Escrito por FIA ONLINE | 8 de Junho de 2021

76% das empresas afirmaram que investem em programas de fomento à diversidade, tendo-os como prioridade.

Promover ambientes de trabalho mais inclusivos e que abracem a pluralidade de seus colaboradores já é um desafio para líderes em todos os níveis dentro das organizações. Agora pense no desafio de transformar a imagem de uma empresa, bem como toda sua cultura interna, em razão de um ato de racismo.

É o caso do Grupo Carrefour Brasil, que desde 2020 vem lançando um plano de iniciativas antirracistas.

A abertura, ainda em junho, de três editais para fomentar o empreendedorismo negro, com aporte inicial de R$ 2 milhões apenas nesse primeiro ciclo, faz parte desse compromisso com a equidade racial. Os editais são para 40 organizações e coletivos das cinco regiões do Brasil, cujos investimentos são destinados à educação, à empregabilidade e ao empreendedorismo.

O primeiro edital tem como propósito apoiar iniciativas de combate ao racismo e à discriminação, enquanto o segundo terá como norte o apoio e fortalecimento institucional de organizações e coletivos negros da sociedade civil.

Já o terceiro será voltado aos coletivos, aceleradoras, incubadoras e instituições sem fins lucrativos que fortaleçam o empreendedorismo negro.

“Com a participação da sociedade, temos aprendido valiosas lições sobre a questão do racismo no Brasil, seus reflexos e consequências”, explica Lucio Vicente, diretor de sustentabilidade do Carrefour.

Abraçar a diversidade e a inclusão não é mais uma tendência, mas realidade. Isso explica o movimento identificado pela PwC no estudo "Global Diversity & Inclusion", no qual 76% das empresas ouvidas afirmaram que investem cada vez mais em programas desse gênero, tendo-os como prioridade.

 

Outras marcas estão participando de discussões sobre diversidade e inclusão. Conheça o case da Fanta, a segunda maior marca da Coca-Cola Company no Brasil.

 

Diversidade gera oportunidade

Eleve seus níveis de experiência profissional em uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo, a FIA Online. Protagonize as mudanças que o mercado busca e a sociedade necessita.

 

Conheça o portfólio de cursos e esteja entre os melhores.