content

Estilos de liderança: conheça os 6 principais segundo Daniel Goleman

Você sabe como encontrar o melhor estilo de liderança para o seu time? Conheça os perfis categorizados por Daniel Goleman e saiba como aplicá-los para alcançar resultados positivos. 

 

 

 

O sucesso de um líder e dos seus seguidores está diretamente relacionado ao estilo de liderança empregado no dia a dia.

 

Liderar é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos integrantes de um grupo. Na prática, estamos falando de trabalhar com pessoas, de modo a ajudá-las a atingir os seus objetivos e os da organização.

 

E quando se trata de liderança contemporânea, ela está atrelada a processos de comunicação, a capacidade de desenvolver visão estratégica e a habilidade de gerenciar os conflitos que surgem diariamente.

 

Nesse sentido, é possível que um estilo de liderança predomine em seu perfil, mas o ideal é que os líderes do futuro estejam cada vez mais preparados para transitar entre esses estilos, adaptando sua atuação às necessidades do momento e do ambiente.

 

É importante destacar que o estilo de liderança deve ser empregado a partir do nível de desenvolvimento do colaborador. Ou seja, a depender da atividade desempenhada, é indicado que um estilo seja aplicado.

 

Atualmente, existem diversos tipos de liderança, traçados por autores e pesquisadores do tema. Entre os mais reconhecidos, estão os 6 estilos de liderança de Daniel Goleman, psicólogo e escritor norte-americano, autor do livro "Inteligência emocional".

 

6 estilos de liderança de Daniel Goleman

Cada estilo de liderança tem suas vantagens e desvantagens e é importante que o líder saiba identificar qual estilo é mais adequado para cada situação e para cada membro da equipe. Entenda mais a seguir.

 

Liderança transformadora

 

Considerado o estilo mais positivo de todos em relação ao seu impacto no clima organizacional, é aquele que lidera pelo exemplo aos funcionários.

 

É bastante apropriado para momentos e ambientes em que os colaboradores são muito motivados, quando a mudança requer uma nova visão ou quando se tem um rumo claro.

 

Sugere-se evitar este estilo quando o volume de trabalho é muito grande.

 

Liderança coaching

 

É aquele que desenvolve a equipe e ensina a melhorar. Além disso, tem a habilidade de conectar os objetivos da pessoa às metas da equipe.

 

De impacto altamente positivo, o estilo coaching ou instrutor é utilizado para ajudar funcionários a aprimorarem competências, de forma a contribuir para maior eficácia na equipe.

 

Se falta expertise ao líder, é melhor recorrer a outro estilo.

 

Liderança agregadora

 

Também positivo, o estilo agregador preocupa-se com questões pessoais dos funcionários, valoriza as ideias das pessoas e tem compromisso com a participação.

 

É apropriado para aparar arestas em uma equipe e motivar durante períodos de sucesso ou fortalecer relações. Porém, não deve ser usado em momentos que exigem alto controle.

 

Liderança democrática

 

A liderança democrática é aquela que valoriza a colaboração e a contribuição das pessoas, considera a percepção dos funcionários e procura o consenso.

 

Esse é um estilo apropriado para lidar com equipes mais maduras e confiáveis, que podem compartilhar ideias valiosas e são capazes de decidir.

 

Embora tenha impacto positivo no clima da organização, sugere-se não usar este estilo quando não há tempo para debates e uma tomada de decisão rápida é necessária, como em situações de crise.

 

Liderança coercitiva

 

Quem exerce a liderança coercitiva costuma expor diretrizes e delegar a execução, assim como estabelecer metas desafiadoras e empolgantes.

 

Com frequência, pode ser considerado um estilo de impacto negativo, o que muitas vezes se deve ao fato de ser mal executado.

 

Algumas circunstâncias em que vale a pena utilizá-lo são o surgimento de uma nova visão ou uma mudança de cultura, por exemplo, situações em que se busca obter resultados a curto prazo.

 

Liderança autoritária

 

O excesso de ordens e a supervisão constante da equipe são métodos adotados por aqueles que exercem uma liderança autoritária.

 

Esse estilo pode ser utilizado para reduzir inseguranças na equipe em momentos de emergência, visto que trabalha com instruções claras. Por outro lado, cobranças e ausência de escuta podem gerar medo e desmotivação nas equipes.

 

Em ambientes mais flexíveis ou de trabalho remoto, é indicado recorrer a outro estilo, sob o risco de fazer microgerenciamento. A liderança autoritária também não é indicada em situações nas quais há tempo para alcançar um resultado.

 

Esteja preparado para liderar equipes em cenários desafiadores

 

Desenvolver habilidades de liderança é um processo contínuo e requer prática e dedicação. 

 

Os estilos de liderança de Daniel Goleman estão entre os conteúdos apresentados pelo professor Sergio Nery na disciplina A Construção da Liderança, da Pós-graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas.

 

Continue sua jornada de aprendizado e desenvolva as competências fundamentais para gerenciar pessoas e times de alta performance.

 

Matricule-se e faça parte da comunidade de profissionais altamente disputados no mercado, formados pela FIA Online.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!