content

Empreendedorismo: tendências para ficar de olho em 2021

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta. Segundo dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 25% da população brasileira adotou o formato como principal forma de trabalho em 2020.

 

Esse percentual está diretamente relacionado à pandemia do coronavírus, e ao que tudo indica, deve continuar crescendo em 2021.

 

Mas engana-se quem pensa que empreender é uma tarefa fácil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Endeavor, cerca de 75% dos empreendedores fecham suas portas por problemas relacionados à operação, e somente 9% deles busca se especializar na gestão do seu negócio. 

 

Se em um contexto “normal”, empreender pode ser um verdadeiro desafio, imagine quando é preciso enfrentar um cenário pós-pandêmico. Pensando nisso, listamos algumas tendências que podem ajudá-lo nessa missão. Confira!

 

Negócios mais digitais

 

Em decorrência do distanciamento social, muitos comportamentos precisaram ser revistos e adaptados. É nesse contexto que surge o conceito de economia low touch - quando as relações comerciais são realizadas remotamente, com restrição total ou parcial de circulação ou contato com pessoas.

 

Esse comportamento já dá indícios de que veio para ficar e quem deseja acompanhar essa onda precisa apostar na Transformação Digital.

 

Consumo consciente

 

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, ter uma vida mais saudável está entre os principais desejos do consumidor brasileiro. O levantamento ainda apontou que o acesso à água limpa, consumo de alimentos frescos e saudáveis e redução de lixo estão entre as principais pautas.

 

Isso nos mostra que, cada vez mais, as pessoas estão buscando formas mais conscientes de consumir e, consequentemente, marcas que estejam alinhadas com essa visão. 

 

Foco no consumidor

 

E por falar em consumidor, ele deve ser o centro das atenções esse ano. Negócios que colocam as necessidades do cliente em primeiro lugar e conseguem atender com agilidade e rapidez, saem na frente.

 

Estratégias de customer centricity devem estar na pauta dos empreendedores que querem inovar e estar em evidência em 2021.

 

Saúde em primeiro lugar

 

A pandemia do coronavírus evidenciou ainda mais a necessidade de cuidar da saúde e bem-estar. E não é à toa que esse tema está entre as prioridades de 2021. Uma pesquisa realizada pela Anahp, apontou um crescimento de 13,6% de estabelecimentos voltados para a saúde. 

 

Esses dados impactam diretamente a competitividade do setor e tornam a inovação um recurso fundamental para quem quer se destacar no mercado. 

 

Invista no seu negócio

2021 traz um novo desafio para aqueles que buscam dar o primeiro passo no mundo dos negócios: quem deseja ser referência, precisa investir em formação.

 

Com os cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online você terá contato com profissionais renomados nas áreas de gestão e liderança. Conheça o nosso portfólio de cursos e faça parte de uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO