Entenda como o empreendedorismo social pode ser uma ferramenta eficaz para preencher lacunas sociais e impulsionar o crescimento da população.
Dar visibilidade para áreas "esquecidas", trabalhar em soluções que resolvam problemas sociais, ambientais e econômicos, melhorar a vida de populações vulneráveis e impactar positivamente a sociedade no geral: esses são alguns dos objetivos do empreendedorismo social.
A vontade de mudar o mundo e a persistência para ir atrás de incentivos no mercado empresarial é o que define o empreendedor social. Para desempenhar esse papel, é preciso ter a visibilidade do todo e, a partir disso, compreender de quais formas é possível mudar cenários.
"Educação e Empreendedorismo Social: Construindo Futuros Transformadores" foi o tema da edição de agosto da Aula ao Vivo FIA Online, que contou com Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões, como convidado e foi mediada por Rodrigo Sêga, Professor da FIA.
Uma das ONGs mais conhecidas do país, a Gerando Falcões é responsável por viabilizar projetos de impacto social em periferias e favelas do Brasil. Esse trabalho é realizado por meio de serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania, programas de transformação sistêmica de favelas e projetos de urgência social.
Atualmente, são contabilizadas mais de 5.500 favelas impactadas, mais de 2.000 ONGs em seu ecossistema e 26 estados impactados.
Continue a leitura e confira alguns dos principais insights dessa aula.
No início de sua fala, Edu Lyra enfatizou o propósito que guia o seu trabalho: derrubar muros e construir pontes. Para alcançar esse e outros objetivos, Lyra acredita que a solução está, primeiramente, no investimento em educação. Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostram que a educação foi a única área que não registrou avanços; a expectativa de escolaridade recuou de 15,59 para 15,58 anos, resultado estabilizado desde 2019.
Foi por meio do ensino que o fundador da Gerando Falcões teve a sua vida transformada: "A educação é o que absolve alguém que um dia foi sentenciado, como eu. Ela te absolve e te faz olhar para o amanhã", ressaltou. Durante a aula, Edu Lyra deu detalhes de como sua mãe foi fundamental em sua história. Foi através do incentivo dela que ele apresentou ao mercado o seu primeiro projeto, o livro Jovens Falcões, um divisor de águas na sua trajetória. Com o dinheiro arrecadado com a venda de porta em porta na periferia, fundou a ONG e mudou a vida de inúmeros jovens e adultos por meio de programas como:
Formação de crianças, jovens, idosos, educadores e líderes sociais com educação socioemocional. Objetivo: dar fim à desigualdade.
Através de um mandala de impacto social, as condições de famílias são mensuradas. Objetivo: traçar um plano de ação para que cada núcleo familiar possa alcançar metas e realizar sonhos, seja por meio do estudo ou do trabalho digno.
Projeto que visa reestruturar favelas utilizando pilares como moradia digna, geração de renda, cultura e lazer, autonomia da mulher, acesso à saúde, direito à educação, entre outros. Objetivo: Melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Jornada de desenvolvimento de mulheres com treinamentos de vendas e relacionamento com cliente. Objetivo: autonomia e geração de renda a partir da venda de itens doados para a ONG.
Nos minutos finais da aula magna, Edu Lyra foi questionado sobre como a educação voltada para o empreendedorismo social pode capacitar jovens para que eles se tornem agentes de mudanças em comunidades: "É preciso pensar em produtos que resolvam problemas reais e que crie rendas. Existem espaços para aqueles que desejam desafiar a lógica".
Por fim, finalizou com um conselho inspirador para os empresários que possuem o poder de investir recursos na sociedade: "Acreditem no Brasil! Não achem que vocês moram no pior lugar do mundo. A gente mora no lugar certo, o país é cheio de oportunidades para quem quer fazer uma coisa grande".
É aluno de um dos programas de pós-graduação ou MBA da FIA Online? Todos os meses, as Aulas ao Vivo são disponibilizadas como conteúdo adicional para trocar experiências e aprender sobre temas atuais.
Você pode ser o próximo a transformar ideias em projetos, projetos em programas de impacto social e, consequentemente, transformar vidas. Conheça nossos cursos de especialização, matricule-se e não perca a próxima aula!
Acesse o portfólio completo e saiba mais.