content

Digital skills: habilidades para uma economia baseada em tecnologia

No futuro, o digital estará na rotina de cada trabalho. Conheça as competências que ganham força nos mais diversos segmentos de mercado na medida em que a digitalização avança.

 

 

 

A pandemia provocou a aceleração do processo de digitalização em todo o mundo. A alta velocidade desse progresso, no entanto, pode expor lacunas em qualificação de profissionais e corporações.

 

Até 2025, 149 milhões de empregos devem ser criados, de acordo com a Microsoft Data Science. São posições que visam atender a áreas como privacidade e confiança, segurança cibernética, análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial, armazenamento de dados em nuvem e desenvolvimento de software.

 

Esse contexto reforça as constatações do relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial. O documento alerta para a necessidade de que os poderes público e privado sejam proativos na construção de medidas para qualificar a força de trabalho para o futuro digital.

 

Em 2020, o primeiro ano da pandemia fez com que muitas empresas interrompessem atividades e mudassem sua forma de operar. Nesse período, as companhias que mais investiam na qualificação de seus funcionários foram as que melhor superaram as adversidades.

 

Enquanto a economia global acelera rumo à transformação digital, há quem opte por serviços terceirizados ou contratos temporários. No entanto, ter profissionais capacitados dentro da empresa é fundamental para garantir as habilidades do futuro e sustentar processos de mudança.

 

5 habilidades digitais cada vez mais demandadas

 

O Global Digital Skills Index 2022, levantamento da Salesforce, revelou que apenas 28% dos trabalhadores estão ativamente envolvidos em aprender digital skills. Além disso, 76% deles acreditam que não têm os recursos necessários para desenvolver essas competências.

 

Ou seja, as digital skills podem ser um diferencial para a sua carreira. A seguir, conheça quais são as competências mais demandadas no cenário atual.

 

Análise de dados

 

Atualmente, os dados estão na essência das principais tecnologias que movem o mercado. A cada ação, mais dados são gerados, o que requer dos profissionais a capacidade de interpretá-los, extraindo informações úteis.

 

É a partir de insights gerados por eles que são desenvolvidas análises que orientam as companhias na tomada de decisões, na definição de planos e na construção da estratégia.

 

Inteligência artificial

 

A inteligência artificial está cada vez mais inserida no universo corporativo e, com o lançamento da IA generativa, mais um passo foi dado. Nesse contexto, tudo indica que fazer as perguntas certas para obter os melhores resultados dessa tecnologia deve se tornar uma importante habilidade.

 

Em um mercado de trabalho com equipes cada vez mais enxutas, associar as funcionalidades da inteligência artificial a tarefas operacionais e a outros sistemas pode ser uma forma de obter mais eficiência e produtividade.

 

Operação de maquinários

 

Na era da Indústria 4.0, as atividades e processos industriais também passaram a adotar sistemas tecnológicos, digitalizando tarefas que antes eram desenvolvidas manualmente.

 

Programação

 

Sistemas de automação e robótica vêm conquistando espaço em diferentes segmentos de mercado. Por isso, compreender a linguagem de programação, mesmo que em nível básico, pode ser tão necessário no futuro quanto falar um segundo idioma.

 

Isso não significa que você deverá aprender a escrever códigos. Mas entender como operam as tecnologias presentes na sua rotina de trabalho já permitirá que você dê comandos básicos para que elas executem as atividades para as quais foram programadas.

 

Segurança da informação

 

A proteção contra ameaças cibernéticas é, hoje, uma das principais preocupações das empresas, por seu potencial de comprometer um negócio em níveis que vão de reputação de marca e relacionamento com stakeholders até resultados e lucratividade.

 

Além disso, as tecnologias não são suficientes para prevenir e combater um ataque cibernético. Portanto, é necessário que funcionários saibam interagir com segurança no ambiente digital, identificar ameaças em potencial e adotar práticas preventivas.

 

Aprimore competências digitais e assuma seu protagonismo

 

Desenvolver digital skills pode impulsionar sua carreira em setores como marketing, indústria, engenharia e recursos humanos, entre outros. Então, decida investir na evolução da sua carreira e destaque-se em um mercado de trabalho em transformação.

 

Na FIA Online, você aprende com professores renomados, que são ou foram líderes em projetos e negócios de impacto, em grandes empresas. Estuda no seu tempo, com aulas online, e ainda amplia seu networking com uma metodologia de ensino exclusiva.

 

Faça parte da comunidade de profissionais formados por uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

 

Conheça alguns dos nossos cursos:
DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!