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Comunicação para executivos: 5 elementos para ser mais assertivo

Escrito por FIA ONLINE | 12 de Janeiro de 2024

Entenda a importância da comunicação assertiva para líderes executivos e como desenvolver essa habilidade crucial para o sucesso profissional.

 

 

Na era do conhecimento e do compartilhamento, a comunicação consolida-se entre as competências mais valorizadas no perfil das lideranças. E não é para menos, ela está na essência das principais tarefas esperadas dos profissionais em posições executivas, como gerir projetos, solucionar conflitos, minimizar divergências, promover a inclusão e otimizar vendas e resultados.

 

Além disso, essa habilidade ajuda a promover relacionamentos saudáveis e melhora a compreensão mútua, fortalecendo a confiança entre líderes e suas equipes. Se você aspira uma posição estratégica em nível executivo, mas não possui completo domínio das habilidades comunicacionais, saiba que, com as técnicas certas, é possível desenvolvê-las. Continue a leitura e saiba mais.

 

A importância de comunicar para engajar

 

Um dos principais desafios de um líder na atualidade é gerar motivação. Não se trata apenas de influenciar pessoas, mas, principalmente, de dirigi-las a objetivos e incentivá-las a ir além, alcançando seu potencial máximo. E isso só é possível através do relacionamento interpessoal e da comunicação eficaz.

 

Em contrapartida, líderes executivos que não dominam essa habilidade podem desencorajar pessoas ao interrompê-las, reprimir ou desconsiderar suas ideias e opiniões. Nesse sentido, a atenção, o diálogo e a escuta ajudam a construir uma relação direta e honesta, contribuindo para o desenvolvimento dos liderados e das organizações de forma conjunta.

 

5 elementos para uma comunicação eficaz

 

Uma comunicação assertiva é fruto de um conjunto de fatores, que inclui competências cognitivas, verbais e emocionais, entre outras. A seguir, detalhamos alguns quesitos que tornam a comunicação dos líderes executivos mais eficiente:

 

- Inteligência emocional

 

A inteligência emocional é o ponto de partida dos relacionamentos. Ela determina como somos capazes de reagir tanto às nossas emoções, como aos estímulos externos. Durante uma apresentação em público, por exemplo, o toque de um telefone ou a dinâmica não-falada da audiência pode ser um gatilho para desestabilizar o comunicador.

 

Profissionais com uma inteligência emocional desenvolvida são capazes de expressar-se diante de pessoas de diversos perfis e em uma grande variedade de contextos.

 

- Comunicação não verbal

 

Postura, gestos e expressões faciais são formas de comunicar não verbalmente, que impactam fortemente a maneira como o conteúdo é transmitido. Um estudo realizado pelo pesquisador Albert Mehrabian aponta que os elementos não verbais são responsáveis por mais da metade (55%) do sentido que damos à mensagem.

 

Ombros caídos, por exemplo, podem transmitir a ideia de falta de confiança. Ou seja, a falta de controle sobre esse aspecto da comunicação pode comprometer a forma como você é visto no seu círculo social e profissional.

 

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- Comunicação visual

 

A forma como você se apresenta, o estilo de vestir, as cores e acessórios devem estar alinhados à sua identidade pessoal. Compreender como utilizar esses elementos a seu favor é fundamental, uma vez que a imagem pode gerar afastamento ou aproximação, o que é determinante para o sucesso de um líder.

 

- Conteúdo

 

Além de ser especialista em sua área de atuação, é essencial conseguir expressar esse conhecimento de forma envolvente e transmitindo a confiança esperada de quem ocupa uma posição estratégica. A melhor forma de obter isso é através do treinamento e da preparação.

 

Por isso, antes de realizar uma apresentação, considere construir mensagens-chave, criar roteiros e utilizar técnicas como storytelling e recursos audiovisuais. Mas tenha cuidado: não seja refém da tecnologia, esteja preparado para improvisar.

 

- Presença digital

 

Ter uma estratégia de presença digital pode auxiliar executivos a atingirem o maior número de pessoas, de forma clara e consistente. Segundo a pesquisa ‘Liderança Conectada’, produzida pela consultoria Brunswick com a participação de 6,4 mil pessoas, 9 em cada 10 profissionais afirmam confiar mais em executivos que utilizam as mídias sociais como parte de seu trabalho.

 

Além disso, uma forte presença digital tem impacto nos índices de atração e retenção de talentos. Somado a isso, o avanço da digitalização nas empresas torna esse um ativo estratégico para as lideranças.

 

 

Agora que você já conhece 5 elementos para ter uma comunicação mais eficaz como líder, que tal mapear aqueles que você mais precisa aprimorar?

 

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