A comunicação como chave para bons negócios
A comunicação estratégica tornou-se uma das principais ferramentas para impulsionar o crescimento exponencial dos negócios.
Em um mundo corporativo mutável e cada vez mais competitivo, uma boa comunicação é fundamental para as empresas que desejam fortalecer seus relacionamentos com clientes internos e externos. Comunicar-se de forma assertiva e transparente pode trazer inúmeros benefícios aos negócios, dentre eles engajamento dos colaboradores, confiança fortalecida com compradores, agilidade em momentos de crise e oportunidades de inovação e crescimento.
Esse foi tema da edição de junho da Aula ao Vivo FIA Online, que contou com convidados super especiais:
Luiz Megale – Âncora BandNews FM
Vencedor do Prêmio Comunique-se, possui mais de 20 anos de experiência no jornalismo, já apresentou diferentes programas no Grupo Bandeirantes de Comunicação e dividiu bancada com Ricardo Boechat.
Alcides Ferreira – Sócio-Diretor da Fato Relevante
Formado pela USP, com mestrado e MBA em Mercado de Capitais pela Fipecafi-USP, já trabalhou na Folha de S. Paulo e foi sócio-diretor da FSB Comunicação, local onde atendeu as contas de B3, Banco Inter, Banco Safra, BTG Pactual, entre outras.
Marcos Machado – Prof. LabMKT FIA Business School
Líder de área dos MBAs de Marketing e de Marketing e Branding da FIA, fundou a TopBrands Consultoria de Branding e foi coautor da edição brasileira de Strategic Brand Management de Kevin Keller.
Continue a leitura e confira alguns dos principais insights dessa aula.
Em sua apresentação, Marcos Machado apresentou um panorama sobre como os meios de comunicação e produção se adaptaram no decorrer dos anos, o que, segundo ele, proporcionou às empresas o poder de se comunicar de forma ampla. O professor abordou os diferentes tipos de expressão na antiguidade e discorreu brevemente sobre o surgimento dos símbolos, definindo-os como "as primeiras marcas que existiram".
De acordo com Machado, o processo de concepção de uma marca implica em dar significado para um símbolo abstrato. Esse processo proporciona o chamado "senso de pertencimento", necessidade buscada instintivamente pelos seres humanos e considerada essencial para gerar identificação com o público e construir relacionamentos duradouros: "A comunicação efetiva por meio de símbolos e propagandas é uma maneira relevante de gerar identificação, primeiro passo para a construção de uma marca".
Alcides Ferreira iniciou sua palestra discorrendo sobre a importância do gestor de comunicação dentro das empresas. Para ele, um trabalho de gestão de marca bem feito é aquele que faz com que a organização seja não só reconhecida, mas também transpareça superioridade. O Sócio-Diretor da Fato Relevante acredita que "a comunicação deve servir ao negócio e fazer parte do processo produtivo" e ser acompanhada de um objetivo concreto: "Se não tem um propósito, a comunicação fica vazia".
A importância do planejamento nas estratégias de comunicação também foi um dos temas abordados por Ferreira. O especialista ressaltou que o profissional responsável pelo plano de ação deve olhar para todo o ecossistema em torno da marca e pensar profundamente sobre quais canais usar e quais mensagens transmitir para alcançar o público-alvo que dê match com os serviços e produtos da companhia.
Questionado por perguntas da plateia, intermediadas pelo jornalista Luiz Megale, Marcos Machado falou sobre o papel dos arquétipos para a idealização de marcas e destacou que esse método é capaz de criar uma conexão genuína com o público.
Para definir em um arquétipo para uma empresa, é necessário considerar:
-
- • Valores inegociáveis;
- • Missão no mercado;
- • Valores e objetivos como instituição.
- Além disso, também é preciso que a organização pense em quais são suas características mais fortes e as enquadre em um dos 12 tipos de arquétipos de marca. Dentre os benefícios desse método, estão:
- • Conexão com clientes;
- • Definição de personalidade;
- • Diferenciação de mercado;
- • Melhor desenvolvimento de produtos e serviços.
Ainda de acordo com o professor, a principal forma de construir marca não é pela comunicação em massa e propaganda, mas sim pela experiência do consumidor: "Uma grande ideia não precisa de milhões para ser propagada".
Nos minutos finais da aula magna, os convidados foram questionados sobre os impactos da Inteligência Artificial na comunicação e nas estratégias empresariais. Alcides Ferreira e Marcos Machado declararam que a tecnologia mudará a forma que vivemos, mas não substituirá os humanos. Por fim, deixaram algumas dicas sobre como se comunicar com a geração Z, grupo que está transformando os métodos de comunicação:
- • Invista no conforto no trabalho;
- • Adote ações que tornem a relação entre colaboradores mais saudável;
- • Forneça benefícios que contribuam com a qualidade de vida;
- • Define o propósito da empresa;
- • Comunique tudo isso por meio das redes sociais, mais especificamente no LinkedIn.
Dê o próximo passo na sua carreira com o auxílio de professores renomados
Se você é um aluno de qualquer programa de pós-graduação ou MBA, as Aulas ao Vivo estão disponíveis todos os meses e servem como conteúdo adicional para aprofundar conhecimentos sobre temas atuais e conectar os aprendizados dos cursos à vida real.
Tudo isso com a experiência de especialistas reconhecidos dentro e fora do país, que compartilham seus aprendizados e visões de mercado para fazer de você um líder do futuro.
Se interessou? Conheça nossos cursos de especialização, matricule-se e não perca a próxima aula.
Acesse o portfólio completo e saiba mais.