Será que seu negócio está preparado para a Black Friday? Confira as estratégias para impulsionar as vendas durante o evento.
Criada nos Estados Unidos, a Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas do comércio, por seu alto potencial de vendas e faturamento. E não é para menos... Somente em 2022, o evento movimentou mais de R$ 6 bilhões no Brasil e, de acordo com relatório da Olist, tudo indica que a marca será superada neste ano.
Nessa mesma linha, um relatório da Conversion apontou que 90,5% dos entrevistados têm intenção de comprar nesta Black Friday. E mais: 6 em cada 10 consumidores já têm certeza do que comprarão durante o evento.
Para tirar o melhor proveito dessa data e impulsionar suas vendas, é importante estar preparado. Por isso, reunimos dicas valiosas sobre etapas e cuidados que você não pode esquecer para ter sucesso na Black Friday.
Continue a leitura e confira.
Planejar suas ações é um passo fundamental para ter resultados expressivos e é indicado que você o faça com certa antecedência. É nesse período que você terá que lidar com questões como previsão de estoque, política de desconto e linha de comunicação da Black Friday.
Ao fazer isso, você reduz as possibilidades de imprevistos nos negócios e fica mais preparado para contornar dificuldades caso elas ocorram.
Mas, antes de definir as ofertas, não deixe de analisar o custo real do produto ou serviço, para que o desconto não prejudique sua margem de lucro.
Suas ofertas precisam alcançar o seu público, mas também impactar novos clientes em potencial. Por isso, aposte em canais de e-mail marketing, redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok.
Outro recurso com potencial para crescer suas vendas na Black Friday é o live commerce, como são chamadas as transmissões ao vivo para venda de produtos e serviços.
Conforme levantamento do eMarketer, o número de brasileiros adeptos dessa modalidade passou de 35% para 61% entre abril de 2022 e abril de 2023. Isso torna o Brasil o país da América Latina com mais consumidores do formato.
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Para acelerar a decisão de compra, uma estratégia interessante é apostar no senso de urgência. É possível fazer isso oferecendo descontos por um período determinado ou informando os clientes sobre o estoque limitado do produto.
Alternativas como essas incentivam os clientes a aproveitarem as ofertas enquanto estão disponíveis.
Já imaginou perder vendas por não oferecer um meio de pagamento que o cliente deseja? Esse é um fator extremamente importante para a conclusão da compra. Por isso, é interessante disponibilizar métodos diversos, como cartão de crédito com possibilidade de parcelamento, Pix ou boleto bancário.
Em momentos como a Black Friday, vale redobrar a atenção em relação ao atendimento ao cliente. Afinal, é a ele que os consumidores irão recorrer caso tenham dúvidas sobre preços, prazos de entrega, entre outras questões.
Portanto, é preciso estar preparado para entregar respostas rápidas e cordiais, que contribuam para a finalização da compra.
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Os brindes ou amostras grátis são uma ótima forma de apresentar e estimular o interesse por outros produtos que você comercializa. Com essa estratégia, sua empresa possibilita ao cliente experimentar opções e, quem sabe, realizar novas compras.
Além disso, oferecer brindes diferenciados pode contribuir para fortalecer o relacionamento com o cliente. Você também pode determinar um valor mínimo de compra para garantir um brinde.
O relacionamento com o cliente, seja por meio do envio de e-mails e mensagens, não pode parar depois da Black Friday. Para que os lucros do evento não fiquem restritos ao mês de novembro, invista na construção de uma estratégia com foco em engajamento e fidelização do público.
Isso dará ao seu negócio a chance de expandir o retorno financeiro sobre as ações de Black Friday e crescer a base de clientes.
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