content

Pirâmide Maslow: 5 formas de motivar a sua equipe

Criar um ambiente de trabalho motivador está entre as principais demandas de qualquer gestor. Apesar de ser uma tarefa desafiadora, os benefícios podem ser sentidos tanto pela empresa, como pelos colaboradores.

 

Um clima organizacional saudável é capaz de transformar as relações no ambiente de trabalho e impulsionar habilidades como produtividade, proatividade e criatividade entre as equipes.

 

A Pirâmide Maslow, ou Hierarquia das Necessidades, é uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Abraham Harold Maslow, e baseia-se na ideia de que as pessoas se esforçam muito para suprir suas necessidades, sejam elas pessoais ou profissionais.

 

Esse conceito vem sendo muito utilizado pelas empresas para entender melhor o comportamento dos funcionários e criar uma dinâmica motivacional no ambiente de trabalho. 

 

Neste artigo, você vai entender como funciona a Pirâmide Maslow, e descobrir como motivar sua equipe através desse conceito. Aproveite a leitura!

 

Entendendo a Pirâmide Maslow

 

O conceito foi apresentado pela primeira vez em 1954, no livro “A Teoria da Motivação Humana”, de Abraham Harold Maslow. Segundo o autor, o ser humano busca satisfazer suas próprias necessidades visando uma plena autorrealização.

 

A teoria baseia-se em uma pirâmide, dividida em cinco categorias que representam as necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e autorrealização.

 

Seguindo essa ordem, Maslow aponta que o ser humano passa a perceber as demais necessidades quando as anteriores são supridas.

 

Dessa forma, podemos facilmente encaixar a teoria no contexto das relações de trabalho. Entenda através desses exemplos:

 

  • Fisiológicas: podemos relacionar a carga horária de trabalho do colaborador.
  • Segurança: pode estar relacionada a estabilidade profissional e remuneração compatível.
  • Sociais: diz respeito às relações entre os colegas, clientes e líderes.
  • Estima: podemos relacionar ao reconhecimento e progressão na carreira.
  • Autorrealização: são as oportunidades de crescimento e desafios no ambiente de trabalho.

 

Mas como utilizar esse conceito para motivar a sua equipe? Algumas ações podem transformar os relacionamentos no ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados da sua empresa.

 

Confira 5 formas de motivar seus colaboradores utilizando a Pirâmide Maslow.

 

Garanta um ambiente de trabalho saudável

Suprir as necessidades essenciais dos colaboradores é o primeiro passo para alcançar um ambiente mais saudável e motivador.

 

Invista na estrutura da sua empresa e em equipamentos adequados. Garanta que o ambiente de trabalho seja aconchegante e acolhedor. Prezar pelo bem-estar físico e emocional do seu colaborador é fundamental para motivá-lo.

 

Conheça a sua equipe

Separe um tempo da sua rotina para conversar com os seus colaboradores e entender quais são as suas expectativas em relação ao trabalho e à empresa. 

 

Para a equipe, é importante sentir que existe um canal de diálogo aberto entre eles e as lideranças. Esse contato pode servir como uma ótima ferramenta de motivação.

 

Seja flexível

Dados apontam que os profissionais, cada vez mais, estão em busca de empresas que ofereçam flexibilidade.

 

Horários alternativos, home office, no dress code são algumas alternativas que você pode implementar na sua gestão motivacional.

 

Estimule o desenvolvimento profissional

Torne a sua empresa um local de aperfeiçoamento e capacitação.

 

Existem inúmeros cursos, palestras e eventos disponíveis no mercado, muitas vezes gratuitos, e que podem ser um incentivo valioso para os seus colaboradores. 

 

Investir na sua equipe é uma forma de investir no seu negócio.

 

Ofereça um plano de carreira

A segurança e estabilidade são fatores fundamentais para o bem-estar e motivação da sua equipe. 

 

O plano de carreira é uma forma de mostrar que a empresa valoriza os colaboradores e quer mantê-los satisfeitos no ambiente de trabalho.

 

Além de evitar a rotatividade de pessoal, esse benefício é importante para reter talentos e reduzir custos com novas contratações.

 

Dica bônus: Invista na sua gestão

Como você está investindo na sua evolução profissional? O sucesso do seu negócio começa por você. Acompanhar tendências e estar entre as grandes referências do mercado pode trazer insights poderosos para a sua gestão.

 

Torne-se especialista em um dos assuntos mais importantes para a sua organização: as pessoas. Conheça o curso de pós-graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas da FIA Online e amplie seus conhecimentos em gestão.

 

Conheça o nosso portfólio de cursos e faça parte de uma das mais conceituadas Escolas de Negócios do mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!