content

5 filmes que todo líder deveria assistir

O cinema é palco de grandes histórias, romances inesquecíveis e jornadas surpreendentes. A sétima arte é fonte de inspiração para muitas pessoas, afinal ela é capaz de proporcionar ensinamentos valiosos, especialmente quando o assunto é liderança.

 

Todo mundo tem aquele filme que ficou marcado na memória por conta de alguma lição ou personagem marcante. Para ajudar você a construir uma liderança sólida e repleta de ensinamentos, fizemos uma seleção de filmes com insights poderosos. 

 

Prontos para dar o play?

 

O Discurso do Rei (2011)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, O Discurso do Rei conta a história do Príncipe Albert da Inglaterra, que após a abdicação de seu irmão David, precisa assumir o trono. Porém existe um problema: Albert é gago e isso dificulta a sua comunicação.

 

Ao longo do filme acompanhamos a jornada do Príncipe, sua preparação para assumir o trono e os desafios enfrentados ao longo do caminho. Através de uma extraordinária amizade e métodos nada convencionais, Albert consegue superar suas inseguranças e criar a autoconfiança que um Rei precisa para liderar.

 

O filme nos ensina como a preparação é um passo importante na jornada de liderança e como a confiança é fundamental para qualquer líder. 

 

Pontos fortes do filme: Mostra a importância da preparação e confiança para um líder.

 

Steve Jobs (2015)

Com Michael Fassbender interpretando o icônico criador da Apple, o filme destaca momentos decisivos da vida de Steve Jobs. A história inicia pelo lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, pincelando os eventos que levaram à conturbada saída de Jobs da empresa que ele mesmo fundou. Após isso, outras grandes empreitadas do visionário ganham destaque na trama: a criação da NeXT Inc, o seu retorno à Apple e o lançamento revolucionário do iMac.

 

O filme revive os altos e baixos de Steve Jobs, ressaltando sua postura frente às adversidades e exibindo momentos brilhantes da carreira do criador de uma das mais valiosas e revolucionárias empresas de tecnologia do mundo.

 

Pontos fortes do filme: Mostra os altos e baixos da liderança.

 

Somos Marshall (2006)

Em 1970, a Universidade Marshall e a pequena cidade de Huntington, na Virgínia, sofreram um baque após uma terrível tragédia tirar a vida de 75 membros do time de futebol da escola. O novo treinador, Jack Lengyel, chega determinado a reconstruir o time e, no processo, curar uma comunidade em luto.

Com muita determinação, coragem, força e espírito coletivo, acompanhamos o retorno do time aos campos e a sua superação após a tragédia. Sem dúvida, um filme para inspirar qualquer liderança.

 

Pontos fortes do filme: Mostra a importância da superação frente às adversidades.

 

Spotlight – Segredos revelados (2015)

Baseado em uma história real que rendeu ao time do Boston Globe o Prêmio Pulitzer de Serviço Público, em 2003, o filme acompanha um grupo de jornalistas durante a investigação de casos de abusos cometidos por padres católicos, acobertados pela Igreja. Ao longo da investigação, eles reúnem provas contundentes sobre os crimes cometidos e o envolvimento de lideranças religiosas na tentativa de ocultar diversos casos. 

 

Além de nos mostrar todo o processo investigativo realizado pelo grupo, o filme destaca como o verdadeiro trabalho em equipe pode render resultados surpreendentes.

 

Pontos fortes do filme: Mostra a importância do trabalho em equipe.

 

Um Senhor Estagiário (2015)

Começar um novo emprego pode ser realmente desafiador, especialmente para alguém que já está aposentado há um bom tempo. 

 

Tentando voltar ao mercado de trabalho, o viúvo Ben Whittaker, de 70 anos, vê na vaga de estagiário sênior oferecida pela empresa de Jules Ostin, uma oportunidade para se reintegrar e reinventar. Ele logo se torna popular entre os colegas de trabalho mais jovens, incluindo a sua chefe. Com muito charme, senso de humor e sobretudo, sabedoria, Whittaker desenvolve um vínculo muito especial e uma bela amizade com a fundadora da empresa.

 

De forma leve e descontraída, o filme ressalta a importância de saber lidar com as diferenças, aliar experiência ao time e incentivar a diversidade no ambiente de trabalho.

 

Pontos fortes do filme: Mostra a importância da diversidade nos ambientes de trabalho.

 

Desenvolva a sua liderança

Seja uma referência no mundo dos negócios. Aprenda valiosas lições com grandes lideranças do mercado nos cursos de pós-graduação e MBA da FIA Online. 

 

Matricule-se ainda em abril e faça parte das primeiras turmas de 2021.

DEIXE UM COMENTÁRIO

NAVEGUE POR CATEGORIA

Fique por dentro das últimas novidades da FIA Online

Assine aqui!